Convento de Santa Catarina / Convento de Nossa Senhora da Alegria / Igreja de Nossa Senhora da Alegria / Igreja do Castelo

IPA.00028398
Portugal, Portalegre, Castelo de Vide, São João Baptista
 
Arquitectura religiosa, barroca. Convento.
Número IPA Antigo: PT041205020090
 
Registo visualizado 376 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro    

Descrição

Planta composta por nave e capela-mor rectangulares, sala do trono, sacristia a O., de planta trapezoidal, e compartimento anexo, de planta rectangular. Volumes articulados com cobertura em telhado de 2 águas. Fachada principal a N., de pano único e remate em empena; portal axial, de grandes dimensões, com molduras de granito; sobre o portal nicho de volta perfeita, com a imagem do orago, revestido a azulejo polícromo enquadrado painel de azulejo idêntico, da mesma largura do portal, e fechado por molduras graníticas; sobre a verga deste painel cruz; flanqueando o portal, uma fresta gradeada de cada lado, com molduras graníticas. Alçado lateral E. de dois panos, correspondentes à nave e capela-mor, rasgados cada por fresta. Alçado O. semelhante mas com uma única fresta ao nível da nave e com o corpo da Sacristia adossado rasgado por porta e um janela. INTERIOR: desnivelado, a um a cota mais elevada c. de 0,40m; cobertura da nave em tecto de 3 planos decorado com caixotões emoldurados e pavimento em tijoleira cerâmica. Do lado do Evangelho porta entaipada e fresta de iluminação; do lado O. da Epístola fresta de iluminacão; todos os alçados são revestidos com azulejos polícromos, de padrão, até ao arranque da cobertura. Arco triunfal e volta perfeita de granito de grão fino, de aresta cortada. Capela-mor com cobertura em cúpula sobre pendentes e pavimento a um nível superior ao da nave; alçados e cúpula totalmente revestidos a azulejo polícromos de padrão. Altar-mor de madeira pintada, com nicho central com a imagem da Senhora da Alegria, camarim e trono; do lado do Evangelho fresta de iluminação e vão entaipado; do lado da Epístola porta de comunicação com a sacristia. Sala do Trono rectangula, com cobertura em abóbada de berço de tijolo, comunicando com as ruínas do convento por um vão rasgado na parede; no alçado da Epístola vão de comunicação com compartimento anexo à sacristia. Sacristia com cobertura em tecto de vigamento de castanho sobre o qual assenta ripado de pinho; no alçado E. vão de comunicação com a capela-mor; a N. porta para o exterior e janelão gradeado axial; a O. pequeno nicho e a S. vão de comunicação com compartimento anexo com cobertura em abóbada de berço; uma escada de dois lanços conduz ao vão que comunica com a Sala do Trono.

Acessos

Rua Direita do Castelo, Portas de D. Dinis e São Pedro

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 740-CN/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. PT041214020015)

Enquadramento

Urbano, intramuros.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1638 - edificação da igreja; séc. 18 - reforma do edifício; 1996, 08 novembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2011, 15 novembro - porposta da DRCAlentejo de classificação do edifício como Monumento de Interesse Público e fixação da respetiva Zona Especial de Proteção; 19 novembro - parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria, granito, telha mourisca, azulejo.

Bibliografia

TRINDADE, Diamantino Sanches, Castelo de Vide. Arquitectura Religiosa, , Castelo de Vide, Câmara Municipal, 1989.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Rosário Gordalina 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login