Edifício, Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira

IPA.00002837
Portugal, Faro, Albufeira, Albufeira e Olhos de Água
 
Arquitectura religiosa, tardo-gótica, manuelina e barroca. Igreja de misericórdia de uma só nave; capela-mor com abóbada de cruzaria de nervuras; arco triunfal abatido decorado com encordoado, portal de perfil quebrado.
Número IPA Antigo: PT050801010002
 
Registo visualizado 532 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta pela igreja, de 1 nave e capela-mor rectangular, hospital e Hospedaria de planta rectangular. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhado de 2 águas na igreja. IGREJA: fachada principal de pano único, rasgado por portal de perfil quebrado, decorado com encordoado que se apoia em finos colunelos capitelizados; sobre ele janelão de perfil idêntico, cortando o friso inferior do frontão que coroa o conjunto. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR: coro-alto de madeira; paredes da nave estucadas e cobertura em tecto de madeira. Arco triunfal abatido, composto por 2 colunas torcidas em forma de encordoado, com capitéis e bases oitavadas. Capela-mor coberta por abóbada de cruzaria de ogivas, tendo bocete esculpido com Cruz da Ordem de Avis; a ladear a ábside 2 compartimentos com acesso pelas portas abertas na capela-mor, respectivamente à esquerda para a sacristia, com inscrição sobre a verga, e à direita para a sala do despacho. HOSPITAL: fachada rasgada por amplas janelas correspondentes às 2 enfermarias. INTERIOR: entre as janelas das enfermarias amplo armário onde se encontra altar para oficiar missa para os doentes. HOSPEDARIA: fachada principal de pano único, com remate em beirado, rasgada por portal de arco quebrado e janela.

Acessos

Rua Henrique Calado, Largo da República.

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 380 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano, meia encosta, implantação harmónica; inseridos no casario de uma rua íngreme e estreita na parte mais antiga da vila, contíguo às ruínas do Castelo (v. PT050801010013).

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: sobre a porta da sacristia: "este edifício da Santa Casa, repartições anexas e albergue foi tudo reedificado e aumentado por iniciativa de Joaquim José de Sousa provedor da Santa Casa da Misericórdia".

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

EMPREITEIRO: José Francisco do Nascimento (hospital)

Cronologia

1499 - Fundação da Misericórdia, tendo-se aproveitado para a construção do templo a pequena Capela do Castelo, contígua à muralha que possivelmente teve a sua origem num templo árabe; 1751 - 1ª referência ao hospital ( Dicionário Geográfico ); a palavra hospital devia então significar quarto de hóspedes, em virtude de estar claramente especificado na informação paroquial de 1758 que não havia "hospital com renda, só uma casa de misericórdia em que se acolhem os pobres passageiros, mas não a "curar-se" (PINTO, 1968); 1755 - O corpo da Igreja caiu com o terramoto, tendo sido levantado pouco depois; 1818 - D. João VI ordenou que a supressão de todas as despesas supérfulas pelo espaço de 6 anos para constituir fundo para a recuperação do edifício; 1827 - hospital reduzido a "uma casa onde havia uma tarimba de madeira para os doentes" ( PINTO, 1968 ); 1843 / 1857 / 1861 / 1880 - beneficiações e reparos; 1880 - A Santa Casa dirigiu à Câmara dos deputados pedido de cedência de 184m2 de terreno, junto do Edifício e hospital para alargamento dos ditos; 1883, 01 de Março - Governo responde favoravelmente por carta de lei; 1885 - As obras começaram a cargo do empreiteiro José Francisco do Nascimento; 1904 - Inauguração.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria lavrada, alvenaria, madeira no coro, altar e tecto da capela, telha.

Bibliografia

PINHO LEAL, Portugal Antigo e Moderno, Vol. I Lisboa, 1873; PINTO, Maria Helena Mendes, As Misericórdias do Algarve, Lisboa, 1968; SOUSA, Francisco Luis Pereira de, O Terramoto do 1º. de Novembro de 1755 em Portugal, Vol. I, Lisboa, 1919; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71030 [consultado em 1 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF...Edifício da Misericórdia, incluindo Hospital, capela e antiga hospedaria.

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login