Convento de Nossa Senhora do Desterro

IPA.00002826
Portugal, Faro, Monchique, Monchique
 
Arquitectura religiosa barroca. Igreja conventual franciscana, de nave única com coro-alto. Torre com cupulim adossada na fachada principal. Apresenta semelhanças com a Igreja do Convento de São Francisco de Portimão ( v. 0811030011 )
Número IPA Antigo: PT050809030002
 
Registo visualizado 836 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Terceiros

Descrição

Planta composta pelo corpo da igreja de nave única e capela-mor quadrangular. A fachada principal apresenta dois panos, um correspondente à nave da igreja e o outro à torre; o primeiro abre-se um arco em asa de cesto de acesso a um nártex, abobadado em aresta, que abriga o portal, hoje parcialmente entaipado, composto por duplas pilastras sobre plintos e cujas impostas suportam directamente o lintel; sobre o arco do nártex encontra-se o brasão dos Silvas, e no registo superior 3 janelas de moldura rectilínea; remate em um frontão angular. A torre, de dois registos, remata por um cupulim. INTERIOR: nave única e restos da abóbada em canhão do primitivo coro-alto sob o nártex. Sobre o arco triunfal encontra-se repetido o brasão dos Silvas.

Acessos

Caminho rural, Pomar Velho.

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IIP - Imóvel de Interesse Público, Despacho de julho 1981) / Incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Monchique (PTCON0037)

Enquadramento

Rural, em ponto alto sobre a vila, rodeado de abundante vegetação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1631 - fundação do Convento da Ordem Terceira de São Francisco, por Pedro da Silva que foi Vice-Rei da Índia; 1632, 20 de Março - os religioso tomam posse do convento sendo provincial Frei Manuel de Santo António. O seu fundador foi sepultado na capela-mor do lado direito.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

PINHO LEAL, Portugal Antigo e Moderno, Vol. 7, Lisboa, 1875.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login