Igreja da Graça

IPA.00002822
Portugal, Faro, Loulé, Loulé (São Clemente)
 
Arquitectura religiosa, gótica. Igreja conventual da qual resta o portal de arco quebrado sobre um gablete com a última arquivolta lavrada, com motivos vegetalistas, colunas monolíticas sobre plintos altos, muito semelhante aos da Igreja Matriz de Loulé, Igreja de São Francisco de Santarém, ao lateral do Igreja do Convento Carmo, em Lisboa, entre outros.
Número IPA Antigo: PT050808080004
 
Registo visualizado 505 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho - Gracianos

Descrição

Dos restos da igreja da Graça o portal em ruínas é o elemento mais importante, todo o resto foi desvirtuado por construções modernas que se apoderaram das antigas capelas e do claustro. O portal de arco quebrado, sobre um gablete, quebrado no ângulo, assenta as suas arquivoltas em capitéis vegetalistas, sobre colunas monolíticas, cujas bases se apoiam em altos plintos, A última arquivolta é lavrada com flores estilizadas. Sobre esta encontra-se uma estrela de 6 pontas.

Acessos

Largo Tenente Cabeçadas

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto nº 9 842, DG, 1.ª série, n.º 137 de 20 de junho 1924 / ZEP, Portaria n.º 425/85, DR, 1.ª série, n.º 152 de 05 julho 1985 *1

Enquadramento

Urbano; o portal em ruínas está entre construções modernas, embora feitas sobre os restos do antigo convento e abre para um amplo largo de circulação rodoviária.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Este convento terá pertencido primeiro aos Franciscanos ou aos Templários. Em 1580 o Cardeal D, Henrique doou o convento à Ordem de S. Agostinho. O convento foi vendido em 1834 por 500$000 réis e as suas duas cercas por 300$000.

Dados Técnicos

Materiais

Cantaria

Bibliografia

OLIVEIRA, Francisco Ataíde, Monografia do Concelho de Loulé, Porto, 1905; Guia de Portugal, Vol. II, Lisboa, BNL, 1927.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF...Restos da Igreja da Graça.

Autor e Data

João Neto 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login