Conjunto de Casas de Renda Económica em Vila do Conde

IPA.00028167
Portugal, Porto, Vila do Conde, Vila do Conde
 
Conjunto arquitetónico residencial multifamiliar. Habitação económica de promoção pública estatal (HE-FCP, Federação das Caixas de Previdência - Habitações Económicas). Conjunto de Casas de Renda Económica de média dimensão composto por edifícios multifamiliares de quatro pisos, agrupados dois a dois, com fogos T2 e T3, e formando quarteirões abertos.
Número IPA Antigo: PT011316280115
 
Registo visualizado 2628 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício  Residencial multifamiliar  Habitação económica  Promoção pública estatal (HE-FCP)  Casas de renda económica

Descrição

Conjunto edificado de planta circular, servida por uma única via de acesso principal que interliga todos os edifícios. Apresenta o conjunto um total de 60 fogos distribuídos em edifícios dispostos em banda de casas geminadas com sobreposição dos fogos em dois pisos, e blocos de quatro pisos em edifícios isolados. Os edifícios em banda apresentam unicamente tipologias T2 e os blocos tipologias T3. Todas as casas dispõem de quintal privativo, agrupados a Sul e Norte das construções.

Acessos

Vila do Conde, Travessa das Concheiras

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Periurbano, perto da margem esquerda do rio Ave.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Nuno Teotónio Pereira (1959), Nuno Portas 81959); CONSTRUTOR: Alcides da Silva Oliveira, Construções e Reparações de Empreitadas Gerais e Parciais

Cronologia

1945, 7 maio - a Lei n.º 2007 estabelece as bases para a construção de Casas de Renda Económica, a promover nos centros urbanos ou industriais, devendo ser edificadas por sociedades cooperativas ou anónimas, especialmente constituídas para o efeito, por organismos corporativos ou de coordenação económica, instituições de previdência social, empresas concessionárias de serviços públicos, empresas industriais e outras entidades idóneas de direito privado; 1946, 25 abril - o Decreto-Lei n.º 35 611 cria a Federação das Caixas de Previdência - Habitações Económicas (HE-FCP), com o intuito de canalizar os capitais das instituições de previdência (todas as caixas sindicais de previdência ou reforma dependentes do Ministério das Corporações e Previdência Social) para o fomento da habitação económica; 1948 - aquisição, pela HE-FCP, à Câmara municipal de Guimarães de dois lotes para edificação de quatro blocos de habitação; 1949 - a HE-FCP alarga o seu quadro técnico; 1955 - Decreto-Lei n.º 40246, que consagra a intervenção da Previdência no fomento da construção de casas económicas; 1958, 9 abril - a Lei n.º 2092 institui o regime de edificação de Casas Construídas Através de Empréstimo, tendo em vista o fomento da habitação económica, autorizando as instituições de previdência a conceder empréstimos para a construção, beneficiação e aquisição de casa própria, pelos beneficiários daquelas instituições e respectivas empresas contribuintes e pelos sócios efectivos das Casas do Povo ou suas federações; 1958 - data do anteprojeto; 1959 - data do projeto definitivo, que previa a construção de 24 fogos (2 do tipo 2 e 12 do tipo 3), destinados a operários das instalações fabris de Vila do Conde, com o limite de custo de 30.000$00 a 34.000$00 por fogo; dadas as boas condições do terreno (cedido pela autarquia), foi possível aumentar o número de fogos para 60; 1963 - entrega do estudo-base de urbanização na câmara municipal; 1972 - encerramento das atividades da HE-FCP; 1974, 16 abril - a Portaria n.º 280/74 integra o património dos Bairros Renda Económica na Caixa Nacional de Pensões; 1981, 29 julho - Portaria n.º 649/81 - transferência do património habitacional do Centro Nacional de Pensões para o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Paredes de perpeanho caiado, sem reboco, ou nalgumas superfícies à vista; paredes interiores de tijolo; pavimentos pré-fabricados de betão armado do tipo PATIAL, revestido a tijoleira no pavimento da sala, cozinha e varandas, tacos de pinho nos quartos e betonilha na casa de banho; paredes rebocadas e caiadas; carpintarias exteriores de pinho com pintura a óleo e interiores enceradas; soleiras em cantaria de granito nas portas de patim e janelas de sacada; coberturas em telha Marselha sobre lajes de betão armado.

Bibliografia

COELHO, António Baptista - 1984-2004: 20 Anos a promover a construção de habitação social. Lisboa: INH, 2006; COUTINHO, António de Araújo - Alguns aspectos da intervenção das diversas instituições no fomento da Habitação Social, s.l. [Lisboa], policopiado, s.d. [1985]; Habitações económicas - Federação de Caixas de Previdência, Colectânea de Estudos de Habitação, Publicação de Circulação Restrita, Ano 2, n.º 5, Maio de 1963; MILANO, Maria (ccord.), TOSTÕES, Ana, GRANDE, Nuno - Nuno Teotónio Pereira, Nuno Portas. Arquitectos Portugueses, Série 2. Vila do Conde: Verso da História, 2013; PORTAS, Nuno (coord.); AA. VV. - Habitação Para o Maior Número, os Anos de 1950-1980. Lisboa: IHRU; CML, 2014; TAVARES, Maria, Um percurso na habitação em Portugal: o caso da FCP-HE, in infohabitar, 2008; IDEM - "HE-FCP: uma perspectiva estratégica [nos anos 50 e 60 em Portugal] ". 1.º Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono. Lisboa: ISCTE, 2010, comunicação apresentada ao congresso; TOSTÕES, Ana (Coord.) - Arquitectura e cidadania: atelier Nuno Teotónio Pereira. Lisboa: Quimera Editores, 2004; TRINDADE, Cachulo da - Casas Económicas. Casas de Renda Económica, Casas de Renda Limitada e Casas para Famílias Pobres. Legislação Anotada. Coimbra: Coimbra Editora Limitada, 1951; SECO, Rui - Conceitos e experimentação de desenho urbano em Portugal: do modernismo à revisão dos modelos, Coimbra 2006; Arquitetura Moderna Portuguesa 1920-1970, IPPAR, 2004, pp.250-251.

Documentação Gráfica

DGPC: Arquivo Nuno Teotónio Pereira

Documentação Fotográfica

DGPC: Arquivo Nuno Teotónio Pereira

Documentação Administrativa

DGPC: Arquivo Nuno Teotónio Pereira

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Ana Filipe 2010

Actualização

Anouk Costa 2014
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login