Núcleo urbano da cidade de Vale de Cambra

IPA.00028162
Portugal, Aveiro, Vale de Cambra, União das freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho
 
Núcleo urbano sede municipal. Cidade situada em encosta. Vila medieval de jurisdição senhorial e posterior integração na casa do Infantado.
Número IPA Antigo: PT010119020049
 
Registo visualizado 354 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Cidade  Vila medieval  Vila medieval  Senhorial

Descrição

Acessos

EN227, Avenida Vale do Caima, Avenida Camilo Tavares Matos.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, situada em encosta. Vale de Cambra implanta-se junto a um vale fértil banhado pelos rios Caima, Vigues, Cabras e Moscoso e ainda por alguns regatos e ribeiras que abrigam campos agrícolas, matas e vinhas. O município de Vale de Cambra está dividido em 7 freguesias e é delimitado a N. pelo município de Arouca, a E. por São Pedro do Sul, a SE. por Oliveira de Frades, a S. por Sever do Vouga e a O. por Oliveira de Azeméis.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

922 - rei Ordonho II de Castela e Leão doou Cambra ao bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestuma; séc. 14 - Cambra passa a fazer parte das terras de Santa Maria por doação a Fernão Pereira, pai do primeiro conde da Feira, ficando como donatário de Cambra os desdendentes da família Pereira; 1514, 10 Fevereiro - D. Manuel I concede foral a Cambra; 1706 - a vila de Cambra tem 450 vizinhos e pertence ao conde da Feira; séc. 18 - extinção da família Pereira, donatária de Cambra, passando as terras a integrar a Casa do Infantado; 1993, 20 Maio - elevação a cidade; 2017, 02 junho - publicação da Alteração do Plano Diretor Municipal de Vale de Cambra, em Aviso n.º 6257/2017, DR, 2.ª série, n.º 107/2017.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corografia Portuguesa, Tomo II, p. 176, Lisboa, 1706; COSTA, Eduardo, Vale de Cambra e o seu concelho, Águeda, 1980; MARQUES, Maria Clara de Paiva, Monografia de Vale de Cambra, Vale de Cambra, Câmara Municipal, 1993.

Documentação Gráfica

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano de Urbanização de Vale de Cambra - 1ª Revisão, MOP/DUDP. - S. Estudos - Eng. Fernando Soares Vieira, s.d., Anteplano de Urbanização da Vila de Vale de Cambra, Eng. José Beça de Castro Portugal, 1949)

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

DGARQ/TT: Memórias paroquiais, vol. 8, nº 59, p. 355 a 364

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 Arões, Cepelos, Codal, Junqueira, Macieira de Cambra, Roge, São Pedro de Castelões, Vila Chã, Vila da Cova de Perrinho

Autor e Data

Rita Vale 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login