Palácio Lemos / Palácio Ramalho Lemos / Palácio Sotto Maior

IPA.00002797
Portugal, Coimbra, Condeixa-a-Nova, União das freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova
 
Palácio barroco, de carácter austero, demonstra apenas na zona central da fachada alguma preocupação na resolução formal e elementos compositivos e decorativos, inerentes àquele gosto. A fachada principal do palácio, limitada por dois torreões quadrangulares, apresenta no pano central, com remate em frontão triangular, os brasões das famílias Ramalho e Lemos, de quem foi propriedade. O Palácio hospedou figuras ilustres como D. João VI, D. Miguel I, D. Maria II entre outros. Durante as invasões francesas, contrariamnete ao que se passou na vila que foi praticamente devastada pelas forças napoleónicas, o palácio escapou incólume, o que fez levantar suspeições quanto à fidelidade do seu proprietário, Manuel Pereira Ramos de Azeredo Coutinho Ramalho, à causa nacional, suspeitando-se de uma aliança estratégica com o quartel de Massena.
Número IPA Antigo: PT020604040006
 
Registo visualizado 2543 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta longitudinal. Fachada correspondente a dois pisos, com entrada central através de porta rectangular; levantam-se de cada lado colunas coríntias a suportar varanda que se desenvolve sobre a entrada, com janela de sacada e molduras em forma de volutas; este corpo central termina em empena triangular com brasão; restante fachada apresenta simples aberturas rectangulares no piso térreo e janelas de sacada no piso nobre.

Acessos

Rua Dr. Francisco de Lemos

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 735/74, DG, 1ª série 297 de 21 de dezembro de 1974

Enquadramento

Urbano.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - Época da primitiva construção, com entrada lateral; 1732, 20 de Junho - foi instituído o morgadio de Nossa Senhora da Piedade por José Rodrigues Ramalho e sua mulher D. Úrsula de Oliveira Catana; 1737 - construção da nova capela, para onde foi mudada a escultura em pedra de Nossa Senhora da Conceição pertencente à capela velha; 1757, 5 de Abril - data de nascimento da D. Maria do Cardal Ramalho da Fonseca Arnaut e Rivo, herdeira do morgadio, vindo mais tarde a casar com João Pereira Ramos Azeredo Coutinho*2, irmão do Bispo-conde D. Francisco de Lemos Faria Pereira Coutinho, reitor reformador da Universidade de Coimbra*3; resultando deste matrimónio a passagem do morgadio para esta família; séc. 18, segunda metade - o bispo-conde D. Francisco de Lemos Faria Pereira Coutinho, manda duplicar a fachada e construir a sua entrada central com dupla escadaria de acesso ao andar nobre, obras que terão sido feitas com intenção de receber o rei D. José, visita que nunca se terá concretizado; 1774, 2 de Fevereiro - nascimento de Manuel Pereira Ramos de Azeredo Coutinho Ramalho*4; 1798, 28 de Julho - D. João VI, na altura ainda Príncipe Regente, foi hóspede desta casa; séc. 19 - durante esta época, foram hóspedes desta casa D. Miguel, D. Maria II e D. Pedro V; 1812, 16 de Novembro - nascimento de Francisco Lemos Azeredo Pereira Coutinho*5, herdeiro do morgadio e último morgado; 1865, 3 de Fevereiro - nascimento de Manuel Pereira Ramos Ramalho de Azeredo Coutinho*6, proprietário do palácio; 1897 - o pintor paisagista Izequiel Pereira pintou a óleo o retrato de Francisco Lemos Ramalho Azeredo Pereira Coutinho; 1920 - aquisição do palácio e quinta por 199.990 escudos, pelo banqueiro Dr. Cândido Sotto Maior*7, que na altura fez importantes melhoramentos no palácio; 1950 - falecimento de Cândido Sotto Maior, passando o palácio para a posse do comandante José Correia Matoso, seu genro.

Dados Técnicos

Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria

Materiais

Bibliografia

CORREIA, Virgilio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Coimbra, vol. IV, Lisboa 1953; COSTA, Carvalho da, Corografia Portuguesa, Tomo II, p.38-39, Lisboa, 1708; GASPAR, José Maria, Condeixa-a-Nova de Augusto dos Santos Conceição, 2ª ed, Porto 1983; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73875 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Foi o antigo solar de Nossa Senhora da Piedade conhecido também pelo palácio dos Ramalhos de Condeixa; *2 - fidalgo-cavaleiro da casa real, cavaleiro da Ordem de Cristo, conselheiro de D. Maria I, desembargador do Paço, procurador da coroa e da casa do Infantado, secretário da princesa D. Carlota, alcaide-mor e senhor da vila de Pereira, 1º comendador de São Sebastião de Serrazes (faleceu em Lisboa em 1799), *3 - o bispo-conde, vinha passar o verão ao palácio; *4 - filho do Dr. João P. R. Azeredo Coutinho, herdeiro do morgadio, foi alcaide-mor, senhor da vila de Pereira, 2º comendador de São Sebastião de Serrazes e desembargador da Relação do Porto entre outros cargos que terá exercido; *5 - filho de Manuel P. R. de Azeredo Coutinho Ramalho, foi alcaide-mor, senhor da vila de Pereira, cavaleiro e comendador da Ordem de Cristo, moço fidalgo da Casa Real, comendador de São Sebastião de Serrazes, 1º presidente da Câmara Municipal, vindo a falecer em Condeixa em 12 de Maio de 1895; *6 - filho de Francisco L. R. A. Pereira Coutinho, foi presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, governador civil de Coimbra e da Guarda vindo a falecer em 4 de Agosto de 1910; *7 - casado com D. Maria Elsa de Abreu Franco Sotto Maior (viveu entre 15-11-1897 e Novembro de 1948, foi benemérita do hospital de Condeixa, procedendo a vários melhoramentos depois da sua construção vindo a ser condecorada com a Comenda da Ordem da Benemerência), de quem teve uma filha única, Maria Elsa da Piedade Franco Sotto Maior que veio a casar com o Capitão de fragata, José Correia Matoso

Autor e Data

João Cravo e Horácio Bonifácio 1992 / Margarida Silva 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login