Igreja Paroquial de Mira / Igreja de São Tomé

IPA.00002796
Portugal, Coimbra, Mira, Mira
 
Arquitectura religiosa, barroca, oitocentista. Igreja paroquial do final de seiscentos, de planta longitudinal e paredes muito planificadas, reformado em oitocentos; destaca-se no interior os azulejos rococó. Pinturas do tecto setecentistas, retábulos de transição do séc.17 - 18. Azulejos de fabrico coimbrão. Janelas e empena do séc.19 bem como o 2º corpo da torre.
Número IPA Antigo: PT020608010002
 
Registo visualizado 427 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal de nave única; fachada com torre sineira adossada a S., enquadrada por cunhais rusticados; pórtico, rectangular com duas volutas enquadrando um nicho com escultura do Padre Eterno encimada por dois janelões e óculo. INTERIOR: tecto de madeira em caixotões com pinturas de rótulas; duas capelas laterais; paredes da nave revestidas a silhares de azulejos formando treze composições com cenas da Paixão; retábulos com colunas salomónicas ornadas de parras. Existência de órgão positivo.

Acessos

Rua Flórido Toscano, Praça da República

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 47 508, DG, 1ª série, n.º 20 de 24 janeiro 1967

Enquadramento

Urbano, no centro da vila, junto à EN, frente a largo ajardinado no centro do qual se levanta o Pelourinho (v. PT020608010001)

Descrição Complementar

Do recheio salientam-se imagens de pedra figurando São Tomé, São Pedro, São Lourenço, São João Baptista; imagens de madeira figurando Nossa Senhora e Nossa Senhora com o Menino; várias peças de prata entre elas uma custódia, dois cálices com punção do Porto, MG.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; 1690 - construída por ordem do Bispo D. João de Melo; séc.19 - reforma profunda.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

CORREIA, Virgílio, GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; NELSON, Correia Borges, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74801 [consultado em 23 agosto 2016]; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

DGEMN: 1972 - consolidação de azulejos; PROPRIETÁRIO: 1981 - obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1993

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login