Núcleo urbano da vila de Arganil

IPA.00027946
Portugal, Coimbra, Arganil, Arganil
 
Núcleo urbano sede municipal. Vila situada em vale. Vila medieval de fundação eclesiástica (Bispo de Coimbra).
Número IPA Antigo: PT020601020034
 
Registo visualizado 325 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto urbano  Aglomerado urbano  Vila  Vila medieval  Vila medieval  Eclesiástica (Bispo)

Descrição

Acessos

Rua Comendador Raul Brandão

Protecção

Inclui Pelourinho de Arganil, fragmentos (v. PT020601020002)

Enquadramento

Urbano, situado em vale. Encontra-se encravado no flanco O. da cordilheira central, entre os contrafortes da serra de Açor e na proximidade das serras da Estrela e da Lousã. O aglomerado situa-se na Várzea do Vale do Pisão na proximidade do rio Alva. A difícil ligação através das serranias aos principais centros urbanos traduz o isolamento da vila. Terrenos argilosos e pouco permeáveis à água, consequentemente resultando em solos agrícolas pouco férteis. O município é constituído por 14 freguesias e delimitado a N. pelos municípios de Penacova, Tábua e Oliveira do Hospital, a NE. por Seia, a E. pela Covilhã, a S. por Pampilhosa da Serra e Góis e a O. por Vila Nova de Poiares.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Não aplicável

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 12 / 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1111 - edificação do castelo de Arganil; 1114, 25 de Dezembro - concessão de foral pelo Bispo de Coimbra, D. Gonçalo, registado no Livro Preto da Sé de Coimbra; 1472 - são senhores do couto da vila os bispos de Coimbra, nomeados, nesta data, condes de Arganil; 1175 - foral confirmação por Pedro Uzbertiz, filho de franco Uzberto, senhor do couto de Figueira do concelho de Anadia e de um território que ocupa quase toda a serra da Lousã; 1376 - integrada, juntamente com a Lousã, Pedrogão, Penacova, Santa Comba, no dote da infanta D. Beatriz, filha de D. Fernando; 1385 - doação do couto de Arganil, por D. João I, a Álvaro Dias de Oliveira, falecido no mesmo ano no cerco de Chaves, passando-o para Martim Vasques da Cunha; 1394 - Vasques da Cunha troca o couto de Arganil com Belmonte e o couto de S. Romão com o Bispo de Coimbra; séc 15, inícios - D. Fernando dá Arganil de emprazamento a D. Beatriz de Vilhena; 1647, 6 de Junho - criação da Misericórdia, com origem na confraria de Nossa Senhora da Conceição da igreja matriz; 1462 - o senhorio volta de novo para a posse do Bispo de Coimbra, D. João Galvão; 1514, 8 Junho - concessão de novo foral por D. Manuel I; 1758, 21 Abril - a povoação tem 172 vizinhos, pertencendo ao bispo-conde de Coimbra (Memórias Paroquiais); 1809 - durante as invasões francesas, a tropas de Wellington ficaram aquarteladas na Capela da Misericórdia, que serviu também de depósito de munições.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

Não aplicável

Bibliografia

COSTA, Carvalho da, Corografia Portuguesa, Tomo II, p.45, Lisboa, 1706; MATTOSO, António G., Ligeiras notas para a história do concelho de Arganil, Conferência integrada nos trabalhos do I Congresso Regionalista da Comarca de Arganil, Arganil, 1960; MATTOSO, José, A Região de Arganil de Fronteira a Terra Senhorial, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Coimbra, 1978; GALVÃO, Amandio, 'Em torno das Origens de Arganil', 1987;

Documentação Gráfica

DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano Geral de Urbanização de Arganil, Arq. Mário de Oliveira, 1950; Anteplano Geral de Urbanização de Arganil - 1ª e 2ª Remodelação, Arq. Mário de Oliveira, 1955 e 1957; Plano Geral de Urbanização de Arganil, Arq. Domingos Fernades, Arq. Fausto Caiado e Arq. Manuel D'Ávila)

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSARH (Plano Geral de Urbanização de Arganil, DSARH-005-0172/02); DGARQ/TT: Memórias paroquiais, vol. 4, nº 72, p. 425 a 460; DGOTDU: Arquivo Histórico (Anteplano Geral de Urbanização de Arganil, Arq. Mário de Oliveira, 1950; Anteplano Geral de Urbanização de Arganil - 1ª e 2ª Remodelação, Arq. Mário de Oliveira, 1955 e 1957; Plano Geral de Urbanização de Arganil, Arq. Domingos Fernades, Arq. Fausto Caiado e Arq. Manuel D'Ávila).

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Anouk Costa, Cláudia Morgado, Rita Vale 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login