Capela do Espírito Santo / Capela do Sacramento

IPA.00002788
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Eiras e São Paulo de Frades
 
Capela quinhentista, de planta retangular com nave, capela-mor e sacristia, com cobertura em abóbada tripartida na nave e de arcos cruzados na capela-mor. Fachada principal terminada em frontão recortado, ladeado por sineiras em arco de volta perfeita coroadas por pináculos piramidais, rasgada por portal de verga recta, encimado por frontão triangular, simples, seguido de vão de janela correspondente ao coro-alto. No interior possui retábulo-mor em talha e pedra. Destaca-se a decoração da fachada, onde são aplicados motivos decorativos geométricos de inspiração flamenga. A utilização destes modelos nórdicos, que seriam peças fundamentais para a modernidade da arquitectura maneirista, e que se tornaram numa corrente de vanguarda, em alternativa ao então emergente "estilo chão", demonstra uma actualidade de gosto, que com certeza deriva, da proximidade desta paróquia com a cidade de Coimbra.
Número IPA Antigo: PT020603130035
 
Registo visualizado 346 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita e sacristia adossada do lado esquerdo. Volumes articulados, de disposição horizontal, com cobertura de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco. Fachada principal orientada a E., enquadrada por possantes cunhais de pedra à vista, coroados por pináculos, rematada por frontão recortado, encimado por cruz latina, ladeado por duas sineiras rematadas por pináculos piramidais, rasgada por porta de verga recta encimada por friso e frontão triangular seguido por vão de janela rectangular envolvido por moldura recta e simples, encimado por cornija saliente. No tímpano do frontão, ao centro, apresenta cartela quadrangular, flanqueada por elementos decorativos com enrolamentos nos extremos, surgindo ao centro, em relevo, custódia e dois anjos oradores. INTERIOR rebocado e pintado de branco, com cobertura em abóbada repartida de três tramos, rasgado nas paredes da nave, por dois arcos de volta perfeita para altares, decorados por querubins ou cabeças aladas; retábulos colaterais idênticos, de planta recta e um só eixo, enquadrado por par de colunas dóricas, de fuste liso, que suportam entablamento e espaldar recortado, coroado no vértice por coração raiado. Na parede fundeira da nave, ao centro, sobre o arco cruzeiro, apresenta nicho em arco de volta perfeita, ladeado por elementos volutados, que alberga a imagem de Cristo. Sobre supedâneo de um degrau, capela-mor antecedida por arco cruzeiro semicircular, apoiado em pilastras toscanas, coberta por abóbada de arcos cruzados. Retábulo-mor de pedra com sacrário ao centro, ladeado por pilastras com nichos, apresentando nos espaços intermédios estatuária.

Acessos

Terreiro da Fonte, Rua do Espírito Santo, Travessa do Espírito Santo

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 28/82, DR, 1ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro da povoação, envolvida por contruções características, tendo a fachada principal voltada para o principal largo, onde também se ergue a Igreja Paroquial de Eiras / Igreja de São Tiago (v. PT020603130067) e a Fonte setecentista de Eiras (v. 020603130073).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc.16, 2.ª metade - construção da capela, 1865 - segundo inscrição na fachada principal, foram nesta data efectuadas obras de conservação.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada de branco; pináculos, sineiras, cruzes, frisos, frontão e molduras dos vãos em granito aparente; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; tecto em abóbada de pedra; retábulos de talha e pedra; grades de ferro; cobertura de telha.

Bibliografia

CORREIA, Vergílio, GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952, vol. IV, pag. 54; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71002 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Horácio Bonifácio 1991 / Ana Filipe 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login