Associação Familiar Vimaranense / Associação de Socorros Mútuos

IPA.00027731
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Arquitectura assistencial, revivalista. Edifício de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, com embasamento de cantaria, cunhais apilastrados, terminadas em friso e cornija. Fachada principal com cornija alteada na zona central formando empena; é rasgada regularmente por vãos sobrepostos, de peitoril. No eixo, abre-se portal de volta perfeita, de chave saliente, ladeada por janelas, e no segundo piso sacada corrida com bacia em cantaria sustentada por quatro mísulas, para onde se abrem uma porta-janela. Fachadas laterais com fenestração simples. No interior, possui vestíbulo central, no piso térreo, a partir do qual se desnvolve uma escadaria de madeira que faz a distribuição espacial.
Número IPA Antigo: PT010308340190
 
Registo visualizado 149 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Assistencial  Associação de beneficência    

Descrição

Planta rectangular, tendo adossado à fachada lateral direita corpo de planta irregular, mais recente, que acompanha o lote do terreno. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas e de uma no edifício recente. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com excepção da fachada lateral esquerda, do corpo mais antigo, que possui granito aparente com as juntas pintadas de branco; percorridas por embasamento, flanqueadas por cunhais apilastrados, e friso a separar os dois pisos, terminadas em friso e cornija; os vãos possuem modinaturas rectilíneas, com excepção do portal principal. Fachada principal virada a N., com a cornija alteada na zona central, de perfil em empena. Possui vão em arco de volta perfeita com fecho central, saliente, com portão de ferro forjado, ladeado por duas janelas de peitoril, rectilíneas com moldura granítica. No alinhamento do portal, surge no piso superior, sacada corrida, com bacia em cantaria sustentada por quatro mísulas, com guarda também em cantaria, para onde se abre uma porta-janela ladeada por duas pilastras e dois vãos rectilíneos, e três mastros; ladeada por duas janelas de peitoril, rectilíneas semelhantes às do piso inferior, encimado por florão com as iniciais AFFOV *1, que enquadra duas mãos que se cumprimentam. Fachada lateral esquerda, rasgada no piso térreo por duas portas e duas janelas gradeadas, e no piso superior por quatro janelas de peitoril, de modinatura rectilínea, sem moldura. Fachada lateral direita rebocada e pintada de branco com dois vãos sobrepostos, no piso térreo, uma porta e no superior uma janela, ambos sem moldura, a restante fachada encontra-se adossada ao corpo recente, de dois pisos, com as fachadas rebocadas e pintadas de branco com vãos rectilíneos, sem moldura, abrindo-se no piso térreo uma escadaria de mármore. INTERIOR do corpo antigo com pequeno vestíbulo a partir do qual se ergue escadaria de madeira com guardas em balaústres, de acesso ao piso superior. Paredes rebocadas e pintadas de branco com pavimento em soalho.

Acessos

Oliveira do Castelo, Rua Serpa Pinto; Viela de Serpa Pinto

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101), na Zona Especial de Proteção Conjunta do Castelo de Guimarães (v. PT01030834011), Igreja de São Miguel (v. PT01030834006) e Paço dos Duques de Bragança (v. PT01030834013) e na das Muralhas de Guimarães (v. PT010308340016)

Enquadramento

Urbano, no extremo de um quarteirão em pleno centro histórico, com fachada principal em frente de rua, e a lateral esquerda voltada para zona ajardinada, pontuada por árvores e arbustos. Nas imediações ergue-se a Igreja e Convento do Carmo (v. PT010308340052), a Casa do Barão Pombeiro (v. PT010308340131), o Monumento a Martins Sarmento (v. PT010308340195), a Câmara Municipal (v. PT 010308340108), e o Tribunal de Comarca (v. PT010308340102).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Assistencial: associação de beneficência

Utilização Actual

Assistencial: associação de beneficência

Propriedade

Privada: Pessoa Colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20 / 21

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1908, 26 Junho - fundação da Associação Familiar Vimaranense; 1933 - construção do edifício e aquisição do mobiliário; 1993, 8 Dezembro - data de inauguração da ampliação do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e betão, com paramentos rebocados e pintados; modinaturas, cunhais, embasamento, mísulas, sacada, frisos, cornijas e outros elementos em cantaria de granito; portões e gradeamentos metálicos; caixilharias de portas e janelas, pavimentos, rodapés e guardas das escadas em madeira; janelas de vidros simples; telhado com telha, painéis de mármore.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Associação Fúnebre Familiar Operário Vimaranense. Contempla serviços médicos especializados, enfermagem e apoio domiciliário.

Autor e Data

Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login