Casa do Largo de Santa Luzia / Casa da Rua Francisco Agra

IPA.00027524
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa unifamiliar neoclássica, de planta rectangular, evoluindo em dois pisos, de cunhais apilastrados, terminados em friso e cornija, rasgado por vãos rectilíneos com moldura granítica.
Número IPA Antigo: PT010308600179
 
Registo visualizado 191 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, massa simples de volume horizontal, com coberturas em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria, de cunhais apilastrados e terminadas em friso ritmado por argolas de ferro, e cornija. O edifício evolui em dois pisos, separados por friso de cantaria, rasgados regularmente por vãos de verga recta com moldura granítica rectilínea, os do piso térreo possui as janelas gradeadas; e os do piso superior possuem varandas com guarda em ferro. Fachada principal virada a SO., rasgada no piso térreo por portal central com moldura granítica com fecho central, duas portas e quatro janelas. No piso superior, rasgam-se sete janelas de sacada com varandas gradeadas, a central possui a moldura com duplo friso e cornija e a varanda de maior dimensão é ligeiramente marcada por um ressalto, cujo gradeamento forma vértice central. Fachada lateral esquerda rasgada por três janelas no piso superior. Fachada posterior com janelas sobrepostas. INTERIOR composto por vestíbulo com paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento em mosaico cerâmico e tecto forrado a madeira; onde se rasgam duas portas rectilíneas, em madeira, e uma pequena escadaria, em cantaria, adossada à parede direita, fronteira ao portal, que acede a vão de arco pleno, a partir do qual se acede a escadas de tiro em cantaria flanqueadas por lambris de madeira. No topo da escada surgem três portas rectilíneas, em madeira, uma frontal, e duas laterais confrontantes, a do lado direito acede a corredor que liga às várias dependências através de portas de madeira semelhantes.

Acessos

Rua da Agra.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, implantação adaptada ao declive do terreno, formando frente de rua, na saída para a estrada de Braga, antiga via romana. Na fachada posterior possui um campo de jogos, envolvidos por uma área verde. Fronteiro à fachada principal, ergue-se a Capela de Santa Luzia (v. PT010308600044).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

DESCONHECIDO.

Cronologia

Séc. 19 - data provável da construção do imóvel para residência.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito com os paramentos rebocados e pintados de branco; embasamentos, cunhais, molduras dos vãos, escadas e outros elementos em cantaria de granito; caixilharias e portas em madeira; guardas das janelas em ferro; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do Centro Histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimaraes.pt, 2 Março 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Está sediada nesta casa o Círculo de Arte e Recreio, instituição cultural e recreativa com 69 anos que possui um grupo de teatro e uma escola de música, para além das actividades culturais que promove regularmente, como concertos, exposições de pintura e de fotografia, sessões de cinema, tertúlias, jogos tradicionais, conferências, xadrez, workshops e formação.

Autor e Data

Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login