Solar da Viscondessa de Oleiros / Casa de Alcains

IPA.00002752
Portugal, Castelo Branco, Castelo Branco, Alcains
 
Casa nobre neoclássica, do tipo casa corrida, com capela integrada na fachada. Evolui em dois andares, com vãos apresentando molduras simples. Possui o escudo dos Condes de Idanha-a-Nova.
Número IPA Antigo: PT020502010033
 
Registo visualizado 587 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal composta por três volumes, a casa, a capela e as dependências. Volumes articulados com cobertura em telhado de quatro águas e duas águas na capela. Fachadas rebocadas percorridas por soco e limitadas por cornija e beiral. Fachada principal orientada a SE. com dois pisos, cinco panos limitados por pilastras com aparelho isódomo. Ao centro, a capela de Santa Bárbara com remate em empena angular com cruz latina, a eixo porta de duas folhas rematada por frontão de volutas, ladeada por duas janelas e encimada por janela de guilhotina. Pilastras encimadas por pináculos tendo numa delas fixado pequeno sino. Lateralmente à capela, o solar e ao centro portal de duas folhas encimado por janela de sacada com frontão curvo. Primeiro piso com duas portas e quatro janelas de guilhotina gradeadas, vãos a que correspondem, no segundo piso, a seis janelas de guilhotina. Remate da fachada com cornija e beiral quebrado ao centro por frontão curvo onde se destaca o brasão com o escudo dos Condes de Idanha-à-Nova. Volume das dependências com duas portas cocheiras, uma porta e três janelas de guilhotina no primeiro piso, e, no segundo piso, oito janelas de guilhotina. A totalidade dos vãos da fachada principal com lintéis curvos em arco abatido e encimados por cornija simples. INTERIOR não observado.

Acessos

Rua Conde de Idanha-a-Nova, n.º 98 a 104. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,917221, long.: -7,455407

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR n.º 42 de 19 fevereiro 2002

Enquadramento

Urbano, na planície e flanqueado. Próximo localiza-se a Quinta dos Trigueiros de Aragão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - edificado o Solar por ordem do Dr. Castro e Nápoles; 1860 - é adquirido pelo filho dos segundos Condes de Idanha-a-Nova - António Trigueiros Coelho de Aragão; 1930 - é destruída a data que referia a compra em 1860 e que se encontrava inscrita no frontispício da frontaria, bem como, um brasão dos Condes; 1997, 24 Setembro - despacho do Ministro da Cultura, classificando-o como IIP.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica, reboco, madeira, ferro forjado, telha lusa.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses - Introdução ao Estudo da Casa Nobre, Lisboa, 1969; AZEREDO, Francisco de, Casas Senhoriais Portuguesas, s.l., 1986; BINNEY, Casas Nobres de Portugal, Lisboa, 1987; FRAZÃO, A. C. Amaral, Novo Dicionário Corográfico de Portugal, Porto, 1981; ROQUE, José Sanches, Alcains e a sua História, Castelo Branco, 1975; VASCONCELOS, Manuel Rosado Camões de, Oliveiras e Cunhas da Casa do Outeiro - Termo do Fundão, Lisboa, 1962; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72170 [consultado em 26 setembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMCB; IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; JFA; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; JFA; IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Luís Castro 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login