Casa Morão / Casa de Paiva Morão

IPA.00027467
Portugal, Castelo Branco, Covilhã, União das freguesias de Covilhã e Canhoso
 
Palacete do séc. 20, de planta rectangular regular, evoluindo em um e dois pisos, adaptando-se ao forte desnível do terreno, com cunhais apilastrados colossais, com remates em friso, cornija e platibanda balaustrada. Fachada principal simétrica, com pano central em cantaria, rasgada por vãos em arco abatido com molduras duplas, formando portas, janelas de peitoril e janelas de sacada, surgindo nas fachadas laterais, janelas de peitoril e de varandim. Possui garagem em corpo separado, de piso único e com vãos em arco abatido, com acesso pelo portal rasgado no lado esquerdo, o qual também liga à fachada posterior. Casa muito simples, destacando-se a balaustrada do remate e as modinaturas dos vãos da fachada principal, duplas, a exterior só na zona superior; apresentam grande uniformidade de perfis, destacando-se, apenas, o corpo central, com portal em arco de volta perfeita, assente em impostas salientes com fecho saliente ladeado por elementos fitomórficos, encimado por sacada, com porta rematada por dupla cornija e friso. As sacadas possuem guardas em ferro fundido, formando albarradas, destacando-se a chaminé, de perfil galbado. Os cunhais apresentam perfis convexos. Mantém as caixilharias de madeira na fachada principal e as portadas externas e internas. Tem a fachada lateral esquerda parcialmente forrada a azulejo monocromo industrial.
Número IPA Antigo: PT020503200226
 
Registo visualizado 383 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto o pano central da fachada principal, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais convexos de pilastras toscanas colossais e remate em friso, cornija e platibanda balaustrada, em cantaria; as janelas possuem caixilharias de madeira pitada de branco e vidro simples, com portadas de madeira interiores. Fachada principal, virada a E., de dois pisos, divididos por duplo friso de cantaria, rasgado por vãos em arco abatido com molduras duplas, as interiores simples e as exteriores formando friso na zona superior; divide-se em cinco panos simétricos, a partir de um eixo central revestido a cantaria, tendo os panos laterais divididos por pilastras toscanas colossais. Ao centro, portal em arco de volta perfeita assente em impostas saliente, tendo moldura tripla e fecho saliente, flanqueado por elementos fitomórficos, protegido por duas folhas de madeira almofadada e bandeira envidraçada com elementos metálicos pintados de verde; está encimado por varanda de sacada, com bacia em cantaria assente em duas mísulas, com guarda em ferro fundido, formando albarradas, para onde abre porta-janela com remate em dupla cornija e friso, sustentados por mísulas laterais. Os panos intermédios possuem duas janelas de peitoril, protegidas por portadas exteriores pintadas de verde, encimadas por janelas de varandim, com pequena guarda de ferro fundido pintado de verde. Os panos exteriores possuem portas, protegidas por duas folhas de madeira almofadada pintada de verde, encimada por sacada de cantaria, assente em duas mísulas e com guarda semelhante à anterior, para onde abre porta-janela. No lado esquerdo, portal com duas folhas metálicas, que se rasga em muro de alvenaria rebocado e pintado de branco, capeado a cantaria e encimado por grades lanceoladas; no lado oposto, possui muro semelhante, mais baixo. Fachada lateral esquerda, virada a N., de dois pisos, o inferior com quatro portas de verga recta e molduras simples em cantaria, encimados por janelas de peitoril, com molduras semelhantes às dos vãos da fachada principal. Sobre a cobertura, chaminé de perfil galbado. Fachada lateral direita, virada a S., com três pisos divididos por frisos de cantaria, o inferior cego e rebocado e pintado e os superiores revestidos a azulejo monocromo branco, tendo, em cada piso, três janelas de peitoril, as inferiores com molduras simples e as superiores com molduras semelhantes às dos vãos da fachada principal. No lado esquerdo, surge um corpo em cantaria, de piso único, com acesso pelo portão e por pavimento em calçada de granito, servindo de garagem, com amplo portão em arco abatido, porta de verga recta e janela de peitoril, todos com molduras de cantaria, na última prolongando-se a formar brincos.

Acessos

Covilhã, Rua Marquês de Ávila e Bolema, n.º 190

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Boletim Municipal n.º 16 de 31 julho 2008

Enquadramento

Urbano, isolado, situado a meia encosta, com a fachada posterior a abrir para o vale, sustentado por muro de cantaria de suporte de terras, possuindo a fachada principal a abrir para a via principal que dá acesso ao centro da cidade. No lado esquerdo, surge uma bomba de gasolina e, fronteira, a calçada de acesso à Praça do Pelourinho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19, meados - construção do edifício, por José Maria da Silva Campos Melo; séc. 20 - reconstrução por Rafael Mourão, onde passou a habitar com a família.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, rebocada; modinaturas, cunhais, sacadas, cornijas, frisos, escadas, mísulas, muro, balaustrada em cantaria de granito; porta, caixilharias e portadas de madeira; janelas com vidros simples; guardas e grades em ferro fundido; azulejo industrial; cobertura em telha.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/12687553 [consultado em 11 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - tratamento de rebocos e pinturas; limpeza das cantarias, ferragens e azulejos; arranjo das coberturas; tratamento e pintura das caixilharias.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Figueiredo 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login