Armazém Frigorífico de Bacalhau / Douro's Place

IPA.00027441
Portugal, Porto, Porto, União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
 
Arquitectura de armazenamento, do séc. 20. Edifício programado para armazém frigorifico de bacalhau e actualmente reconvertido a arquitectura residencial, de habitação multifamiliar. O edifício organiza-se em dois corpos distintos, de planta rectangular, com sete pisos, vãos verticais e horizontais ritmados e simétricos. Na fachada principal apresenta três elementos escultóricos, sendo um escudo com as armas de Portugal e dois altos-relevos circulares alusivos à pesca do bacalhau. O interior foi adaptado a seis lojas comerciais instaladas ao nível do rés-do-chão, e trinta e dois apartamentos desde T0 a T4.
Número IPA Antigo: PT011312070485
 
Registo visualizado 3259 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Armazenamento e logística  Armazém    

Descrição

Planta rectangular composta por dois corpos distintos e justapostos, com diferente volumetria, de desenvolvimento horizontal e com coberturas em terraço. O edifício principal, de maiores dimensões e carácter monolítico, localizado a Nascente, encontra-se desenvolvido em sete pisos, rasgados por vãos verticais e horizontais, ritmados e simétricos e rematado por cornija de coroamento. Fachada principal orientada a S., rasgada ao nível do piso térreo por vãos rectos e em arco de volta perfeita, enquadrados por molduras de silharia de junta fendida. Nos extremos da fachada, ao nível do segundo piso, apresenta molduras circulares com elementos escultóricos em alto-relevo, alusivos à pesca do bacalhau. Ao centro, entre o quarto e o quinto piso, apresenta escudo com as armas de Portugal. Edifício de menores dimensões, de planta rectangular irregular, desenvolvido em quatro pisos, rasgados simetricamente por igual número de vãos em cada piso.

Acessos

Rua do Ouro / Rua do Bicalho.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, implantado na margem direita do Rio Douro, em posição privilegiada, com vistas abrangentes sobre o Rio e Vila Nova de Gaia. A sua localização está associada à zona onde fundeavam os navios bacalhoeiros no Douro, entre o Frigorifico do Peixe (v. PT011312070044) e o Cais da Paixão, existindo uma ligação subterrânea entre o edifício e o cais de descarga do bacalhau.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Armazenamento e logística: armazém

Utilização Actual

Residencial: edifício / Comercial: loja

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTURA: Carlos Prata, Rodrigo Coelho, Joana Mendes, Nuno Barbosa; ESTUDO DE OCUPAÇÃO: Carlos Prata e José Carlos Portugal; PROMOTOR: Lozafoz - Sociedade de Investimento e gestão Imobiliária, Lda; FUNDAÇÕES E ESTRUTURAS: GEG - Gabinete de Estruturas e Geotecnia, Lda - José Vaz Pinto e Carlos César; ELECTRICIDADE E TELECOMUNICAÇÕES; Rodrigues Gomes e Associados, Consultores de Engenharia, SA - Paulo Oliveira; ELECTROMECÂNICA, GÁS E TÉRMICA: Rodrigues Gomes e Associados, Consultores de Engenharia, SA - Arnaldo Monteiro; ENGENHARIA: Iglésias de Oliveira (1939, projectista); SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIOS: Gatenor - Gabinete de Estudos e Projectos de Engenharia, Lda - Fernando Borges Dias; ÁGUAS E ESGOTOS: Diogo Alpendurada Engenharia Unipessoal, Lda - João Diogo Alpendurada e Paula Paiva; ACÚSTICA: Inacoustics - Octávio Inácio e Filipe Martins; ARRANJOS EXTERIORES: Carlos Prata, Rodrigo Coelho e Joana Martins; CONSTRUTORA: Administração Directa.

Cronologia

1939 - Inauguração do edifício principal; 1995 - pedido de licença à Câmara Municipal do Porto para reconversão do edifício em edifício de habitação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura resistente em betão armado, com panos de cantaria de pedra em todo o perímetro; vidro simples, madeira. O corpo de menores dimensões possui uma estrutura resistente distinta da do corpo maior, é constituída por paredes resistentes de alvenaria de pedra (perpianho), vigas e lajes de betão armado.

Bibliografia

LUZ, Carla Sofia, Frigorifico Acolhe Habitação, Jornal de Noticias, 30/09/2005; Caleidoscópio, Arquitectura Ibérica Nº 30: Reabilitação, Ano V, Douro's Place, Caleidoscópio, Edição e Artes Gráficas, SA, 2009, p. 72-85; http://www.vidaimobiliaria.com/noticias.asp?codigo=860&ano_arquivo=2005&mes_arquivo=5, 31 de Março de 2009.

Documentação Gráfica

CMP: Divisão de Obras

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CMP: Divisão de Obras

Intervenção Realizada

1995 / 2008 - Obras de reconversão do edifício em edifício de habitação.

Observações

O edifício esteve devoluto durante vários anos, tendo no entanto, sido apontado para várias utilizações como Media Parque ou sala de espectáculos, que nunca chegaram a ser implementadas.

Autor e Data

Ana Filipe 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login