Casa de Cimães

IPA.00027438
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa nobre barroca, de planta rectangular, com fachadas de dois pisos, na principal separados por friso e cornija, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento, rematadas por friso e cornija, e rasgada por vãos de verga recta, com o portal central encimado por brasão. Apresenta grande sobriedade e simetria, conferida pela fenestração regular, de modinatura rectilínea muito simples, onde sobressai a moldura do portal decorado com pequenas ondulações.
Número IPA Antigo: PT010308630176
 
Registo visualizado 176 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Solar com capela, de planta rectangular, de massa simples de volume horizontal, com coberturas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com os pisos separados por cornija e friso, rasgados regularmente por vãos de verga recta com moldura granítica, integrando bandeira superior, com pilastras nos cunhais, percorridas por embasamento de cantaria granítica, rematadas com friso e cornija sob beiral. Fachada principal virada a O., no primeiro piso, rasga-se o porta que é ladeado por janela, e porta. A porta principal é de verga recta, com moldura contracurvada em cantaria, decorada com almofadas geométricas, o piso superior é rasgado por seis janelas de sacada com varandim protegido por guarda de ferro forjado, pintado a verde escuro; ao centro destas, surge brasão de família.

Acessos

São Sebastião, Rua da Liberdade.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, adossado, inserido na antiga malha urbana medieval, formando frente de rua. Na proximidade, ergue-se a Igreja Paroquial de São Sebastião (v. PT010308630166).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - construção da casa da família Pinto Coelho; 2016, 23 outubro - grande incêndio consome todo o interior da casa, numa altura que estava na fase final das obras de reconstrução.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autónomas.

Materiais

Paredes de alvenaria de granito rebocadas e pintadas; molduras dos vãos, embasamento, cunhais e outros elementos em cantaria de granito; caixilharias e portas em madeira; gradeamento em ferro, vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

www.csarmento.uminho.pt, 16 Março, 2009; http://www.cm-guimaraes.pt/files/1/documentos/470415.pdf, 16 Março 2009.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2016 - obras de reconstrução.

Observações

Autor e Data

Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login