Capela do Senhor Jesus da Boa Vista / Capela de Montebelo

IPA.00027400
Portugal, Porto, Porto, Bonfim
 
Arquitectura religiosa neoclássica. Capela de planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, torre sineira, sacristia e anexos. Fachada principal terminada em frontão triangular, enquadrada por pilastras toscanas, flanqueada por torre sineira, rasgada por portal de verga recta encimado por janelão rectangular.
Número IPA Antigo: PT011312020479
 
Registo visualizado 454 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal rectangular, composta por capela, torre quadrangular adossada lateralmente a O, sacristia e secretaria adossados posteriormente. Volumes articulados de dominante horizontal quebrada pelo verticalismo da torre sineira. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela, três águas na sacristia e anexos e coruchéu na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento, com pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos nos vértices e cruz sobre acrotério no vértice do frontão. Fachada principal orientada a S., enquadrada por pilastras toscanas, rematada por frontão triangular, rasgada por portal de verga recta sobrepujado por janelão rectangular sob o qual existe placa com inscrição e janela, emoldurados e unidos por tabela e friso. Ladeiam a porta dois vãos poligonais. Torre sineira com três registos delimitados por cornija e friso. No primeiro registo apresenta dois pequenos vãos em losango, emoldurados; no segundo relógio circular de pedra; no terceiro sineira de quatro ventanas, em arco pleno. Alçados laterais e posterior, cegos.

Acessos

Rua de Câmara Pestana / Rua Dr. Joaquim Urbano

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, parcialmente adossado a O., implantado no interior de um adro desequilibradamente elevado, de configuração irregular, tendencialmente rectangular, com canteiros relvados e arborizados com árvores de sombra, delimitado por muro de alvenaria de granito encimado por grades de metal. Acede-se-lhe por portão, fronteiro ao portal da capela. Envolvente marcada pela presença de habitações com número de pisos variados.

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: Sob a janela da fachada principal: CAPELLA DO SENHOR JESUS DA BOA VISTA 1767 REEDIFICADA EM 1864.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Solla Campos; MESTRE DE OBRAS: Justino de Sousa Marques (1913); Manuel da Silva Moreira (1930)

Cronologia

1767 - Construção da capela no local onde existia o nicho de umas alminhas; 1864 - foi reconstruída e ampliada; 1865 - foram apresentados e aprovados os estatutos da Confraria do Senhor da Boa Vista; 1890 - nesta data as actas referem a Confraria como, Confraria do Senhor Jesus da Boa Vista e Nossa Senhora do Porto; 1907, 9 de Junho - começaram as obras do edifício anexo, destinado à secretaria da Confraria; 1 de Dezembro - as obras estavam concluídas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra, rebocada e pintada de branco, com embasamento, cunhais, frisos, cornijas, tabelas, molduras de vãos, pináculos e cruz em cantaria de granito aparente; janelas com vidro simples e grades de ferro; portas de madeira; cobertura exterior de telha.

Bibliografia

QUARESMA, Maria Clementina de Carvalho, Inventário Artístico de Portugal, Cidade do Porto, Academia Nacional de Belas Artes, Lisboa, 1995, vol. XIII.

Documentação Gráfica

CMP-AH

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

CMP-AH

Intervenção Realizada

1913 - Diversas obras de conservação na capela; 1922 - construção dos muros de vedação; 1930 - reboco e pintura de muros.

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Ana Filipe 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login