Casa do Governador / Casa do Comendador

IPA.00002740
Portugal, Castelo Branco, Penamacor, Meimoa
 
Casa de função, vernácula e manuelina, de de planta rectangular irregular, desenvolvendo-se em dois pisos, com diferenciação funcional, com acesso ao piso superior, destinado a habitação, através de escadas exteriores e interiores. Conjugação de panos murários em cantaria de granito e em alvenaria de xisto. Remate em beirada simples. Vãos de lintel recto com e sem moldura, tendo apontamentos classicistas. Molduras de meia-cana, toreada e chanfrada. Janelas com avental triangular e avental rectangular, rematado inferiormente por 2 triângulos. Decoração com motivos geométricos ( ziguezague, círculos ), zoomórficos, pentafólios, cruzes de Cristo. Armário - cantareira em cantaria, no interior.
Número IPA Antigo: PT020507080005
 
Registo visualizado 569 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de função  Casa do comendador  Ordem Militar de São Bento de Avis

Descrição

Planta rectangular irregular. Cobertura homogénea a 2 águas, assente sobre beirada simples. Fachada principal virada a N. com pano murário em cantaria aparente e pintada, tendo 2 registos, o 1º com porta de lintel recto e moldura de meia-cana, janela com o mesmo perfil, sem moldura e porta cimentada transformada em janela. Surge 1 lanço de escadas de acesso à casa contígua. No 2º registo, desponta janela de lintel recto com moldura toreada e avental rectangular, rematado inferiormente por 2 triângulos e decorado por motivos geométricos ( ziguezague e círculos ); sobre o lintel, surge friso decorado por 3 pentafólios e 2 cruzes de Cristo. A janela é ladeada por mísula de secção circular decorada por motivos zoomórficos. Surgem, ainda, janela de sacada de lintel recto com varanda de ferro forjado e 2 janelas de lintel recto sem moldura. Alçado S. constituído por pano murário em alvenaria de xisto aparente, com 2 registos. No 1º, porta de lintel recto sem moldura e, no 2º, janela de lintel recto com moldura toreada e avental triangular, 2 janelas de lintel recto sem moldura. Alçado E. com pano murário em alvenaria de xisto aparente e com 2 registos. No 1º, lanço de escadas com patamar simples, integrando pequena porta de lintel recto e, no 2º, porta de lintel recto com moldura simples, janela de lintel recto e moldura chanfrada. Alçado O. adossado a edificação. INTERIOR de dois pisos com diferenciação funcional. O piso superior integra 2 fogos, um com acesso através de escadas interiores e outro através de escadas exteriores. Estrutura dos pavimentos e cobertura em madeira e em betão. Armário - cantareira em cantaria.

Acessos

Rua do Comendador, 25

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de Novembro 1989 do Secretário de Estado da Cultura)

Enquadramento

Urbano, situa-se em terreno um pouco desnivelado, parcialmente adossado a outras construções de características construtivas semelhantes, nomeadamente casa lateral quinhentista com vãos de lintel recto e moldura chanfrada.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa do comendador

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - data provável de construção do imóvel; o terreno constituía comenda de Nossa Senhora da Conceição da Ordem Militar de São Bento de Avis; 1518 - visitação da Ordem de Avis sendo Comendador D. Jorge de Melo, existindo uma referência à Casa do Comendador.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Granito; xisto; cantaria e alvenaria; revestimento inexistente e pintura; madeira; telha de canudo.

Bibliografia

COSTA, António Carvalho da, Corographia Portugueza, Lisboa, 1706 - 1712; LANDEIRO, José Manuel, O Concelho de Penamacor na História, na Tradição e na Lenda, Penamacor, 1938; JOLON, Novo Roteiro do Concelho de Penamacor, Penamacor, 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Séc. 20, 2ª metade - caiação da alvenaria, colocação de varanda em betão, abertura de porta de acesso à varanda; Proprietário: 1987 - renovação de parte do interior: utilização de estruturas em betão, colocação de guardas em madeira na escada, colocação de chaminé em alvenaria cimentada.

Observações

*1 - referente à parcela pertencente a José Vaz Barreiros.

Autor e Data

Margarida Conceição 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login