Casa Correia de Matos

IPA.00027394
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa abastada do século 20, de planta rectangular, evoluindo em dois e três pisos, adaptando-se ao forte desnível do terreno, com cunhais apilastrados, remates em friso, cornija e platibanda balaustrada. Fachada principal simétrica, rasgada por vãos de modinaturas diferenciadas com fecho saliente, pano central em cantaria, rasgado por portal em arco de volta perfeita encimado por janela de sacada.
Número IPA Antigo: PT010308630168
 
Registo visualizado 208 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, de volume único, com cobertura homógenea em telhados de quatro águas. Fachadas evoluindo em dois e três pisos, com o inferior revestido a cantaria de granito e os superiores rebocados e pintados de branco, excepto o pano central da fachada principal, revestido em cantaria, percorridas por embasamento, com cunhais de pilastras toscanas e remate em friso e cornija. fachada principal virada a O., de dois pisos, divididos por friso e cantaria, terminada em platibanda de balaustrada, com acrotérios onde se inscrevem as iniciais "CM", coroadas por urnas. Ao centro, abre-se portal em arco de volta perfeita com moldura e fecho saliente, protegido por duas folhas de madeira almofadada e bandeira envidraçada com elementos metálicos pintados de castanho; é encimado por janela de sacada, de verga recta, sobrepujada por frontão curvo sustentado por três mísulas, com bacia em cantaria assente em duas mísulas, e guarda em ferro forjado. A ladear o portal, duas janelas em arco abatido, de moldura granítica com fecho central; são encimadas por outras duas janelas de sacada, de verga recta com fecho central, encimadas por cornija assente em duas mísulas centrais, com pequena guarda de ferro forjado. Fachadas laterais de três pisos, divididos por friso de cantaria, onde se rasgam várias janelas rectilíneas com molduras graníticas diferenciadas.

Acessos

Avenida Dom Afonso Henriques.

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, isolado, implantação adaptada ao declive do terreno, formando frente de rua, na fachada principal. No lado oposto, situa-se a Auto Garagem Avenida (v. PT010308630169), o Teatro Jordão (v. PT010308630097) e o Centro Cultural Vila Flor (v. PT010308710056).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José Marques da Silva (atrib.).

Cronologia

1869, 18 Outubro - nascimento de Marques da Silva; 1902 - construção da casa; 1947, 7 Junho - falecimento de Marques da Silva.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito, com paredes rebocadas e pintadas; molduras dos vãos, embasamento, cunhais, cornijas, platibanda, balaústres, urnas, escadas e outros elementos em cantaria de granito; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha; caixilharias, portas e portadas em madeira; guardas das janelas em ferro; vidros simples; cobertura em telha.

Bibliografia

MEIRELES, Maria José, A obra do Arquitecto Marques da Silva em Guimarães, Separata da revista Mínia, nº2, 3ª série, Braga, 1994; CARDOSO, António, O Arquitecto José Marques da Silva e a arquitectura no norte do país na primeira metade do séc. XX, FAUP publicações, Porto, 1997.

Documentação Gráfica

IMS

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

IMS

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Sónia Basto 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login