Câmara Municipal de Benavente

IPA.00027388
Portugal, Santarém, Benavente, Benavente
 
Arquitectura política e administrativa e arquitectura judicial, revivalista neoclássica. Edifício de planta rectangular, desenvolvendo-se em dois pisos, com fachada principal simétrica, rasgada por janelas e pórtico com perfil em arco apontado, com pedra de fecho saliente. Remata em platibanda, com frontão contracurvado e pináculos bulbosos. Larga escadaria interior, central ao edifício, de um vão que se abre sobre patamar donde partem outros dois lanços divergentes, que acede às várias dependências, através de corredores centrais. O edifício é caracterizado pela torre e relógio.
Número IPA Antigo: PT031405010021
 
Registo visualizado 167 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara e tribunal  

Descrição

Planta rectangular, simples de 2 pisos definidos por friso. Coberturas homogéneas de 4 águas, tendo ao centro uma torre de relógio. Fachada principal de três panos, sendo o central saliente rasgado a nível do 2º piso por 3 janelas de sacada, de moldura rectangular, com varanda corrida , e os corpos laterais abertos por três janelas de sacada à face; o 1º piso rasga-se por portal principal de moldura em arco ladeada por 2 janelas de peito de igual perfil que se repetem nos corpos laterais. As restantes fachadas apresentam vãos simples de moldura rectangular. INTERIOR: através da porta principal acede-se a um átrio de pavimento em cantaria onde uma escadaria em cantaria de lanços divergentes faz a ligação aos piso superior.

Acessos

Pç. do Município, R. Dr. Manuel Velho Cabral Calheiros. WGS84: 38º59'01.05''N./ 8º48'36.79''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado, em pleno centro histórico (v.), definindo um quarteirão. Frente à fachada principal um jardim ao centro do qual se ergue o Pelourinho (v.PT031405010001)). No lado oposto da rua na fachada lateral esquerda destaca-se um edifício modernista (v.PT031405010023) pertencente à Câmara Municipal, rodeada por edifícios essencialmente do séc. 19, coevos da construção do edifício da Câmara.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: câmara municipal

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1536 - Encontra-se documentada a existência dos primeiros Paços do Concelho situados na actual Praça da República e onde teria sido erguido o Pelourinho 1875 - construção do actual edifício em substituição dos antigos Paços do Concelho; quando da sua construção o edifício albergada igualmente o edifício do Tribunal, cadeia e outras repartições publicas; 1909 - quando do terramoto que assolou a vila o edifício da Câmara sofreu alguns danos, nomeadamente o desabamento do varandim que circundava a cobertura.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMB: 1909, depois de - obras de restauro depois do terramoto; introdução da torre metálica com miradouro e relógio:

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login