Convento de São Paulo / Convento de São Paulo da Serra de Ossa / Convento de Serra d' Ossa

IPA.00002731
Portugal, Évora, Redondo, Redondo
 
Arquitectura religiosa, maneirista, barroca. Convento. Complexo edifício denunciando sobreposições sucessivas de elementos e reformas de várias épocas, no essencial referido aos cânones da arquitectura conventual mendicante da região, chã, cujo protótipo se considera o Convento do Monte Calvário, em Évora ( v. PT040705100028). Claustro maneirista de arcadas plenas e pilastras sobrepostas; fachada da igreja de forte cunho cenogárfico, característicamente barroco, assim como o fontanário de composição rebuscada e a dimensão dada pelos jardins envolventes. Possui um dos mais notáveis conjuntos de azulejos figurados, em azul e branco, existentes em Portugal.
Número IPA Antigo: PT040710020006
 
Registo visualizado 1436 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro masculino  Ordem dos Eremitas de São Paulo - Paulistas

Descrição

Planta irregular, estruturado por um eixo N. - S., composto pela articulação horizontal da igreja, orientada sobre um eixo E. - O. e dependências conventuais, articuladas com o paramento N. da Igreja e pequeno claustro; com o paramento N. da Igreja articula-se o edifício do noviciado, de planta perpendicular ao conjunto e orientação axial E. - O.; no topo S., fontanário, designado como "Mãe d'Água", constante de arca embebida no paramento fronteiro, sob fiada de vãos de janelas da ala dos noviços, antecedido de pátio-varanda, com os paramentos forrados de azulejos. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas. Fachada principalda igreja orientada, coincidente com a das dependências conventuais; dispõe-se em dois registos, abrindo-se o endonártex, de arco redondo e cobertura de abóbada de arestas, no primeiro, e, no segundo, amplo janelão rectangular, de moldura esquadriada em alvenaria, sobrepujado de frontão triangular rasgado por pequena luneta circular; é flanqueada por duas torres sineiras de 3 registos, rematadas por volutas e pináculos. Claustro de registo único e cobertura em terraço ladrilhado; alas de 4 tramos definidos por arcos plenos intercalados de pilastras de cantaria. INTERIOR: revestimentos de alçados em silhares de azulejos azul e branco figurando cenas da vida de São Paulo eremita, com cercaduras de volutas, florões, jarras e anjinhos. Coberturas em abóbadas de nervuras, de perfil pleno, algumas tendo nas chaves grandes florões relevados.

Acessos

EM 381 de Redondo para Estremoz, a c. 3 km de Aldeia da Serra

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Rural, em acentuado pendente da vertente S. da Serra d'Ossa, alcantilado em patamares, isolado no meio de mata luxuriante de espécies autóctones e seculares; rodeado pela antiga cerca com acesso por pórtico que delimita uma área com c. de 600 hectares. Vista panorâmica sobre a planície alentejana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro masculino

Utilização Actual

Comercial e turística: unidade hoteleira / Política e administrativa: sede de fundação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJOS: António de Oliveira Bernardes e Mestre PMP, Gabriel del Barco (atr.)

Cronologia

1376, c. de - fundação do Casa dos Pobres de Nosso Senhor Jesus Cristo por Mem Gomes de Seabra, percursora da Ordem, e primeira edificação de que nada de notório restou; 1536 - regularização da comunidade na Ordem de Santo Agostinho; 1577 - antes de partir para África aqui pernoitou D. Sebastião; 1578 - Fundação da Ordem de São Paulo Primeiro Eremita da Serra d'Ossa e início da edificação do actual estabelecimento; 1669 - D. Catarina de Bragança de regresso a Portugal após a morte de seu marido Carlos II de Inglaterra, pernoita no convento; 1696, c. de - decoração azulejar da Capela de Nossa Senhora da Conceição, atribuída a Gabriel del Barco ou a António de Oliveira Bernardes e Mestre PMP; 1725 / 1727 - reforma geral do edifício; 1870 - vendido em hasta pública é adquirido pela família Leote; 1892 - D. Carlos organiza nos jardins do convento uma merenda estando presente grande parte da nobreza portuguesa;1992 - adaptação a unidade hoteleira; 1976, 23 janeiro - Proposta de classificação por parte do proprietário; 1977, 29 abril - Parecer da 4.ª Sub-Secção da 2.ª Secção da Junta Nacional de Educação a propor a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 1977, 24 maio - Despacho de homologação da classificação pelo Secretário de Estado da Investigação Científica;1998 - venda do imóvel, ao actual proprietário, pelo Eng. Francisco Leote; 2000, 29 de Fevereiro - escritura de constitução da Fundação Henrique Leote tendo por objectivo o estudo, recuperação, preservação e desenvolvimento da identidade cultural das populações raianas.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, silharia de granito e xisto, mármore, azulejos

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Convento de S. Paulo da Serra d'Ossa, in A Cidade de Évora, nº 55, 1973; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Évora, vol.8, 1978.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH

Intervenção Realizada

Proprietário: 1992 - Recuperação geral para adaptação a pousada.

Observações

*1 - DOF... incluindo azulejos setecentistas que revestem o seu interior, o retábulo fingido da capela-mor, os 2 fontanários em mármore, uma fonte decorativa e os jardins circundantes.

Autor e Data

Manuel Branco e Castro Nunes 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login