Portugal dos Pequenitos

IPA.00027217
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
 
Parque lúdico-pedagógico de conceção e arquitetura fortemente imbuídas do espírito idealista e nacionalista do Estado Novo Português, construído em meados do séc. 20, conforme projeto do arquiteto Cassiano Branco e por iniciativa de Bissaya Barreto. É ainda hoje um referencial histórico e pedagógico de muitas gerações, retrato vivo da portugalidade e da presença portuguesa no mundo. Para além de ser um espaço de aproximação de culturas e de cruzamento entre povos, é também uma mostra qualificada da arte escultórica e arquitetónica.
Número IPA Antigo: PT020603160231
 
Registo visualizado 1500 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Cultural e recreativo  Complexo recreativo  Parque temático  

Descrição

Parque temático que apresenta réplicas em escala reduzida representando monumentos e outros elementos sobre a cultura e o património edificado português, em Portugal e no mundo, organizado em três áreas temáticas. A primeira aborda a arquitetura tradicional das várias regiões portuguesas, com a representação de casas nobres e abastadas de Trás-os-Montes e Minho, casas típicas de cada uma das regiões com pomares, hortas e jardins, capelas, azenhas e pelourinhos. A este núcleo, pertence o conjunto de Coimbra, onde se encontram representados os monumentos mais importantes da cidade. A segunda área temática representa os monumentos portugueses mais representativos. A terceira, engloba a representação etnográfica e monumental dos atuais países africanos de língua oficial portuguesa, Brasil, Macau, Índia e Timor, envolvidos numa vegetação própria das regiões. Esta fase integra também os monumentos mais importantes das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Acessos

Rossio de Santa Clara. VWGS84 (graus décimais): lat.: 40,202468; long.: -8,434448

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situado na margem esquerda do rio Mondego, harmonicamente integrado no casario envolvente, nas imediações do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova (v. IPA.00002678) a este, do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (v. IPA.00002807) a sul, e do Convento de São Francisco (v. IPA.00004240) a norte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: parque temático

Utilização Actual

Cultural e recreativa: parque temático

Propriedade

Privada: pessoa singular / Privada: fundação

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Cassiano Branco (1938); João Paulo Revez Conceição (2003).

Cronologia

1938 - início da construção, por iniciativa do professor Bissaya Barreto, conforme projeto do arquiteto Cassiano Branco; 1938 - 1940 - construção da primeira fase do projeto, que prevê a recriação de um conjunto de casas típicas de cada região do país, capelas, azenhas e pelourinhos, solares de Trás-os-Montes e Minho; 1940, 08 junho - inauguração da primeira fase de obras; inicia-se a construção da denominada "área monumental", espaço ilustrativo dos monumentos mais representativos do país; 1950, final da década - conclusão da terceira fase, com a reconstituição de áreas das então províncias ultramarinas em África, do Brasil, de Macau, do Estado Português da Índia e de Timor Português, cercados por exemplares da flora nativa destas regiões, bem como as representações dos arquipélagos dos Açores e da Madeira; 1959 - integra desde esta data o património da Fundação Bissaya Barreto; 2003, dezembro - um novo espaço foi criado para acolher, no seu interior, atividades e eventos lúdico-pedagógicos - tal como o Relógio de Sol, obra do arquiteto João Paulo Revez Conceição; 2007 - atinge o maior registo de visitantes, em numero de 331 mil; 2015 - de forma a dinamizar o parque, prevê-se a construção de novos monumentos portugueses e a introdução de mais casas regionais.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Bibliografia

www.portugaldospequenitos.pt, [consultado em 13-02-2009]; http://roteiromuseus.ccdrc.pt/museu_fichaGeo.aspx?idMuseu=74&tipologia=3®iao=162 [consultado em julho 2015].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login