Cruzeiro de Roge

IPA.00000272
Portugal, Aveiro, Vale de Cambra, Roge
 
Arquitectura religiosa, barroca. Cruzeiro barroco com modelos parentes, ao nível do gosto pelo fuste com motivos losangulares, com marcação do terço inferior, e ordem coríntia, a Norte, como se observa em Braga e em Vila do Conde (1713), igualmente contemporâneos. É provavelmente o melhor exemplar desta tipologia em todo o país.
Número IPA Antigo: PT010119070002
 
Registo visualizado 654 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro paroquial  Tipo coluna e cruz

Descrição

Estrutura monumental de 14 m de altura, assenta num soco de quatro degraus de secção poligonal sobre a qual se edifica coluna, assente em quatro atlantes, opostos dois a dois, coroados e com longas tranças cobrindo a nudez. As figuras mitológicas suportam alto plinto, de eruditas molduras arquitectónicas e com motivos decorativos em baixo relevo - figura feminina antropo-vegetalista - base dupla, fuste com marcação do terço inferior - ornamentado no registo inferior com enrolamentos e ferragens que aprisionam figurinhas e aves, e no registo superior, com motivos geométricos losangulares formando fiadas helicoidais cruzadas - e capitel coríntio de folhas de acanto soltas e singelas volutas. No coroamento, em imposta, crava-se cruz com base cilíndrica.

Acessos

Adro da igreja. Lugar de Moreira

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 37 366, DG nº 70, de 05 abril 1949

Enquadramento

Urbano. Situa-se no interior do adro da Igreja Matriz de Roge (v. PT01011907004), isolado, em local de destaque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1762 - Leitura realizada em 1947 em dois ferros internos que pertenciam à estrutura do cruzeiro, por altura da sua derrocada; 1775 - data gravada no intradorso do arco cruzeiro da igreja; 1945 - derrube, tendo como causa um violento ciclone, da coluna e coroamento, e reconstrução nos anos subsequentes.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Granito

Bibliografia

CORREIA, Azevedo de, Arte Monumental Portuguesa, Vol. 1, Porto, 1975, p. 53; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pp. 171 - 172; A Voz da Terra, 31 de Março de 1991, p. 3; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72369 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

DGEMN: 1947 - consolidação e restauro da cruz, substituição de alguns elementos dos degraus, fuste e esfera, colocalão de gatos de latão, refechamento de juntas, regualarização dos terrenos circundantes; 1968 - limpeza de cantarias, limpeza e regularização do adro, incluindo plantação de sebes, árvores e arbustos, construdamção de dreno para escoamento de águas pluviais.

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login