Capela de Varziela / Capela de Nossa Senhora da Misericórdia

IPA.00002715
Portugal, Coimbra, Cantanhede, União das freguesias de Cantanhede e Pocariça
 
Capela com concepção arquitectónica unitária de todo o conjunto, bem patente na solução da capela-mor e respectiva cobertura e na interligação funcional com os retábulos escultóricos. Apesar do interessante portal, o edifício é de grande simplicidade exterior. O retábulo-mor atribuído a João de Ruão, que na mesma altura fez o sacrário da Matriz de Cantanhede (v. 0602040004 ) com os mesmos motivos ornamentais que os da moldura do retábulo, é uma das melhores obras da chamada escola Coimbrã e um dos expoentes mais elevados da escultura do Renascimento em Portugal e expoente máximo da arte de João de Ruão na sua fase inicial em Portugal. Os retábulos laterais encontram-se, muito provavelmente, ligados à arte de João de Ruão.
Número IPA Antigo: PT020602040001
 
Registo visualizado 757 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave, cabeceira poligonal, e volume addossado à fachada N.; volumes articulados, massas dispostas na horizontal; escalonamento de volumes uniforme com ligeiro rebaixamento da capela-mor; cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave, de cinco na cabeceira e de três no corpo a N.. Fachada orientada, rasgada por portal, de fino lavor escultórico, de verga recta, com engras decoradas de pequenos tondos esculpidos; acima pequeno óculo e sobre o cunhal esquerdo sineira. Fachada N. com construção addossada, apresentando um escalomnamento muito mais baixo que a nave; è rasgada por duas janelas. Na fachada S. rasga-se pequena porta, mais estreita e baixa que o portal principal, mas em tudo idêntica, embora com florões nas engras; pequeno contraforte com c. de 1,60m de altura. Cabeceira rasgada por duas pequensa janelas rectangulares, com engras de cantaria decoradas. INTERIOR: nave úniva com cobertura em tecto de madeira; arco triunfal esculpido ladeado por dois retábulos, fazendo a transição para a a capela-mor, do lado do Evangelho São Sebastião e do lado da Epístola São Roque. Junto ao pavimento friso de azulejos; Retábulo-mor escultórico (2 m x 1,70 m), com brasão dos Menezes, figurando a Nossa Senhora da Misericórdia, que acolhe no seu manto dois grupos de figuras humana, à esquerda dignatários da igreja, estando entre eles um papa e um bispo, à direita reis e cavaleiros, e na predela Santa Bárbara, Santa Catarina, Santa Úrsula, e Santa Apolónia ladeando a Virgem com o Menino; nas janelas vitrais coloridos simples.

Acessos

Ramal sinalizado na EN. para Mira, dista 5 Km. de Cantanhede / R. Dr. Santos Silva

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural, isolado, na proximidade da cerca da antiga Quinta da Varziela, dos Condes de Cantanhede.

Descrição Complementar

Os retábulos apresentam vestígios de policromia; INCRIÇÔES: 1- inscrição funerária gravada em tampa de sepultura no pavimento da capela-mor; tipo de letra: capital quadrada; leitura modernizada: AQUI JAZ DOM JORGE DE MENESES SENHOR DA VILA DE CANTANHEDE FALECEU EM SUA VILA DE TANCOS O PRIMEIRO DIA DE MARÇO DE 1532.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

ESCULTOR: João de Ruão (atr.): retábulo-mor

Cronologia

1530, c. de - Fundada por D. Jorge de Menezes, Senhor da Vila de Cantanhede, para seu jazigo.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria rebocada (paredes), pedra (pavimento); pedra de Ançã (retábulos), madeira (tectos); madeira de castanho (portas), vidro.

Bibliografia

MARTA, Teodósio Santa, Elogio Histórico da Ilustríssima Casa de Cantanhede - Marialva, Lisboa, 1751; VITERBO, Sousa, Diccionário Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Constructores Portuguezes, Lisboa, 1904; BOLAMA, Marques de Avila e, Nova Carta Coreographica de Portugal, Vol. II, s.l., s.d.; GARCIA, Prudêncio Quintino, João de Ruão, Documentos para a biografia de um artista da Renascença, Coimbra, 1913; CARVALHO, Joaquim Teixeira; João de Ruão e Diogo de Castilho, Coimbra, 1921; CORREIA, Virgílio, A Capela da Varziela, Diário de Coimbra, 1936; ALMEIDA, Lourenço Chaves de, João de Ruão imaginador, Ocidente, nº87, Julho, 1945; SANTOS, Reinaldo dos, A Escultura em Portugal, Vol. II, Lisboa, 1950; CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Coimbra, Vol. IV, Lisboa, 1953; FARIA, Antonio, Livro de Linhagens do Séc. XVI, Lisboa, 1954; Capela de Varziela, Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, nº 105, Lisboa, 1961; GONÇALVES, António Nogueira, A Igreja da Atalaia e a primeira época de João de Ruão, Biblos, Vol. XLIII, Coimbra, 1967; IDEM, O escultor João de Ruão e a Misericórdia de Coimbra in Estudos de História da Arte da Renascença, Coimbra, 1979; BORGES, Nelson Correia, João de Ruão, escultor da Renascença Coimbrã, Coimbra, 1980; JORGE, J. Cruz, O Retábulo da Varziela, Gazeta de Cantanhede, nº 995; DESTERRO, Maria Teresa, O retábulo da Varziela, Cantanhede 2001; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71203 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

DGEMN: 1958 - Reconstrução da cobertura e reparação paredes; 1960 - Reboco e caiação paredes; portas e caixilhos; assentamento de vitrais; retirados os azulejos hispano-árabes das paredes da capela-mor; 1961 - Instalação eléctrica; reparação do anexo; arranjo do arcaz do altar-mor; restauro do arco cruzeiro e altares laterais; reassentamento de azulejos; arranjo zona envolvente; 1975 - Reparação cobertura, rebocos e caiação; 1978 - Reparação rebocos e portas; 1998 - obras de conservação de interiores e exteriores: coberturas, caiação de paramentos interiores e exteriores (e anexos), substituição de caixilharia em madeira de portas e janelas, remodelação de instalação eléctrica; CM-Cantanhede / DGEMN: 2001 - arranjo de área envolvente com inclusão do posto de turismo neste largo.

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1993 / João Grilo / Fernando Grilo 1996

Actualização

Lúcia Pessoa 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login