Casa do Forno em Santa Clara

IPA.00002709
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
 
Arquitectura civil, pública, industrial. Imóvel rústico e utilitário, tradicional *2. Integra-se na tipologia construtiva de morfologia singular, semelhante ao dólmen, composta habitualmente por uma câmara de planta circular, cujo acesso se fazia por um corredor mais ou menos extenso, protegido por pedras e terra amontoada, formando o perfil típico da mamoa. O corpo cilíndrico estreitava para cima, rematando numa cúpula, com óculo aberto no centro para permitir a libertação dos vapores provenientes da actividade aí desenvolvida. Já desapareceu o corredor de acesso ao forno, uma das características deste tipo de construção.
Número IPA Antigo: PT020603160064
 
Registo visualizado 361 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Forno  Forno de cal  

Descrição

Planta simples centralizante, coincidência precisa entre interior e exterior. Massa simples de predominante vertical. A fachada principal abre para jardim e apresenta porta única em arco a pleno centro. Interior de espaço único, sem fenestração, constituído por grandes blocos de pedra bem aparelhada, dispostos à fiada. O tecto é de betão com o vigamento à vista *1. Liga-se à casa através de escadaria adossada à parede.

Acessos

Rua dos Remédios, n.º 28

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, rodeado por construções dissonantes, inserida no piso térreo de uma habitação, separada da rua por jardim murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: forno de cal

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1228 - Mandado construir por D. Mor Dias para ser utilizado durante a construção do mosteiro de Santa Clara; 1648 - reconstruído aquando da edificação do convento de Santa Clara a Nova; séc. 20 - proposta de classificação como Imóvel de Interesse Público; 1930, cerca de - edificação da habitação em piso superior, pertença da família que ainda hoje a ocupa; 2005, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Pedra.

Bibliografia

VITERBO, Sousa, As Artes Industriais em Portugal, Lisboa, s.d.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - a cobertura seria em cúpula mas já nao existe uma vez que foi construido uma vivenda de 3 pisos sobre esta estrutura. *2 - Estrutura muito antiga onde se obtém por calcinação do carbonato de cálcio, a chamada cal viva, óxido de cálcio.

Autor e Data

Maria Bonina / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login