Igreja Paroquial de Ançã / Igreja de Nossa Senhora do Ó

IPA.00002702
Portugal, Coimbra, Cantanhede, Ançã
 
Igreja paroquial de três naves, separadas por arcadas dóricas, cabeceira com 3 capelas, capelas laterais com arcos de entrada. Fachada de grande imponência pelo aspecto arquitectónico e enquadramento paisagístico; arcos de entrada das capelas laterais de grande beleza arquitectónica e decorativa; retábulo principal em pedra de Ançã, raro no seu tempo.
Número IPA Antigo: PT020602010007
 
Registo visualizado 604 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por capela-mor, capelas colaterais, e três naves com capelas laterais. Fachada principal de 3 panos separados por pilastras, orientada a O. com escadaria adossada a toda a largura e de 10 degraus; tem frontão contracurvado *1 e portal de vão rectangular ladeado por 4 colunas coríntias sobrepujado por janelão de verga curva e 2 janelas laterais rectangulares; à direita, a torre. No interior, as naves são separadas por 2 arcadas dóricas de 5 arcos cada; o coro ocupa o primeiro tramo e sustenta-se por 3 arcos frontais; nos paramentos abrem-se capelas laterais. A capela-mor possui abóbada de pedra em quartelas e retábulo-mor em pedra local e a colateral do lado do Evangelho é coberta por cúpula. As naves têm tecto em madeira envernizada. As capelas do corpo da igreja são 6: do baptistério à esquerda da entrada *2 com arco redondo e abóbada de quartelas, a seguinte *3 com portal e arco de pilastras lavradas e abóbada de aresta com florão central, a terceira *4 com arco decorado, abóbada de aresta pintada de grotescos e parede revestida a azulejos de laçaria e folhagens, a azul, e rodapé de figuras avulsas, e uma quarta *5 com abóbada de quartelas; do lado da Epístola, a partir da cabeceira, capela de arco singelo seguida de outra *6 com portal e arco de pilastras ricamente decorados e abóbada de quartelas. A sacristia fica deste lado junto à colateral e guarda retábulo de pedra *7. Órgão positivo no coro-alto.

Acessos

Terreiro do Paço

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 8/83, DR, 1ª série, n.º 19 de 24 janeiro 1983

Enquadramento

Urbano, com construções adossadas a E. e a N. Situa-se a O. da vila, em terreiro arborizado com coreto sobranceiro aos campos da Ribeira de Ançã. Em frente, o adro com cruzeiro, muro de ameias e escadaria que articula com via de acesso e vence o desnível existente entre a plataforma de implantação da igreja e a vila.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Alves Macomboa (atr.) *8.

Cronologia

Séc. 16 - construção da capela mais antiga, hoje sacristia; séc. 17 - construção das capelas laterais; séc. 17, 2.ª metade - portal; 1787 / 1812 - reforma da igreja, que se encontrava em ruínas, por iniciativa do Bispo-Conde D. Francisco de Lemos; na frontaria foi aproveitado o antigo portal; o retábulo principal é desta altura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura mista

Materiais

Pedra de Ançã, alvenaria de pedra rebocada e pintada a tinta plástica, cantaria, telha cerâmica, azulejos, madeira.

Bibliografia

BORGES, Nelson Correia, Coimbra e Região, Lisboa, 1987; CORREIA, Vergílio e GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Coimbra, Lisboa, 1952; DIAS, Pedro e PEREIRA, João Victor G. da Silva, Cantanhede. A Terra e as Suas Gentes, Cantanhede, 1983; SILVA, Maria Irene Gomes da, Subsídios Para a História de Ançã. Vila e Antigo Concelho, Coimbra, 1959; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74650 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Junto ao frontão tem inscrita a ERA DE 1812 (CORREIA e GONÇALVES, 1952). *2 - Antiga capela de Vitorio da Costa Cerveira, como se lê na inscrição: ESTA CAPELA MANDOU FAZER VITO/RIO DA COSTA CERVEIRA. TEM DE OBRIG/ASAO HVMA MISA CADA SEMANA/ FEITA NA ERA DE 1719 ANNOS. *3 - Capela de Bento Dias Zambado; inscrição: ESTA CAPELLA.MANDOV FAZER/O DOVTOR.BENTO DIAS ZAM/BADO. TEM DE OBRIGAÇAM/TRES MISSAS.CADA.SEMANA/FOI FEITA.NO ANNO DE/1683. *4 - Capela da Senhora do Rosário. *5 - Capela da Senhora da Piedade. *6 - Capela das Almas, como se lê na inscrição: ESTA CAPELA DAS ALM/AS SE FES DESMOLAS O AN/NO DE 1667 A PESão Q(V)E/SE ENTERRAR NELA DAR/A ESMOLA NA FORMA D/O COMPRIM(ISS)O. *7 - Este retábulo seria da antiga capela de António Bacelar, como se lê: ESTA CAPELLA MA(N)DOV FAZER A(N)TONIO BARBOSA BACELAR CIDADAO DA CIDADE DO PORTO PERA ELLE E SVA MOLHER VERONIQVA PINTA E ERDEIROS. TEM DE OBRIGAÇAO QVATRO MISAS CADA SOMANA ATE A FIM DO MVNDO FEITA NO ANNO DE 1581. Das peças móveis, destaca-se: esculturas pétreas policromadas de S. Pedro e S. Paulo da 2.ª metade do séc. 16, nos intercolúnios do retábulo-mor e uma Senhora sentada com o Menino, gótica, do séc. 15 no camarim; uma imagem de S. Bento, de madeira, seiscentista e uma Santa Luzia, de pedra, gótica, do séc. 15, na capela de Bento Dias Zambado; imagens de Santo António, Senhora da Piedade e Santa Ana, setecentistas e um S. João, renascentista, na 4.ª capela lateral esquerda; um Cristo Crucificado, a Virgem e São João, de pedra, do séc. 16, no retábulo da sacristia. *8 Provável arquitecto da reforma de finais do séc. 18 e inícios do 19 (DIAS, 1983).

Autor e Data

Margarida Alçada 1984 / João Cravo 1993 / Francisco Jesus 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login