Igreja Paroquial das Caldas de Vizela / Igreja Velha

IPA.00000027
Portugal, Braga, Vizela, União das freguesias de Caldas de Vizela (São Miguel e São João)
 
Igreja paroquial maneirista, barroca e neoclássica, de planta poligonal e torre sineira adossada ao frontespício do lado esquerdo. Decoração interior essencialmente barroca joanina e neoclássica. No espaço interior salientem-se retábulos de talha joanina.
Número IPA Antigo: PT010314030003
 
Registo visualizado 341 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular, composta por nave única, capela-mor rectangular e sacristia adossada a S. Volumes diferenciados e coberturas em telhado de duas águas e de uma água na sacristia. A fachada principal, orientada a Poente, termina em empena e é rasgada por portal simples de verga recta e janela com verga superior curva. A S. apresenta adossada torre sineira, com pilastras nos cunhais e marcada em três níveis; abóbada bolbosa e pináculos nos cunhais. Interior com lambril de azulejos, coro-alto, púlpito no lado do Evangelho e dois retábulos colaterais, o do lado da Epístola com talha dourada. Arco triunfal ladeado por altares de talha dourada que se prolongam em safena sobre o arco. Tecto de perfil curvo pintado com alguns medalhões figurativos e motivos geométricos de enquadramento. Capela-mor com amplo retábulo de talha, tendo nichos ladeando trono central.

Acessos

Lugar da Ramadinha, Largo da Igreja

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 28/82, DR, 1ª Série, nº 47, de 26 fevereiro 1982 *1

Enquadramento

Urbano, isolada, implantada em pequeno adro, nas proximidades da antiga casa paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Devoluto *2

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 13 / 17 (conjectural) / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 01 - construção da primitiva igreja; 607 - a paróquia, "ecclesiase Sancti Michaelis in Oculis Calidarium" faz-se representar no primeiro Concílio realizado em Lugo; séc. 13 - construção de uma nova igreja; séc. 17 - provável reconstrução; séc. 18 - reforma decorativa interior; séc. 19 - colocação de outros elementos decorativos.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito rebocado pelo lado interior e exterior; Pavimento da nave e capela-mor em soalho de madeira; Cobertura em estrutura e madeira e revestida a telha de barro; Caixilharias de madeira; Tecto da nave em madeira com pinturas; Tecto da capela-mor em estuque com pinturas; Reboco com acabamento a estanhado na nave e capela-mor; Reboco com pinturas na capela-mor.

Bibliografia

IPPAR, Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, vol. I, Lisboa, 1993; CMV, www.cm-vizela.pt, 11 Fevereiro 2005; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71023 [consultado em 4 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão Fabriqueira: 1993 - Adaptação da antiga sacristia a creche; pintura da fachada principal e lateral.

Observações

*1 - DOF: Igreja de São Miguel, paroquial de Caldas de Vizela; *2 - dado que deixou de ser utilizada para culto, é usada com local de arrumos da paróquia, e eventulamente para celebração de alguns casamentos.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994 / Paula Noé 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login