Mosteiro de São Salvador de Vila Cova das Donas / Igreja de São Salvador

IPA.00026973
Portugal, Porto, Vila Nova de Gaia, União das freguesias de Sandim, Olival, Lever e Crestuma
 
Mosteiro feminino beneditino, românico. Antigo mosteiro beneditino que conserva apenas a capela-mor da igreja.
Número IPA Antigo: PT011317150138
 
Registo visualizado 389 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro feminino  Ordem de São Bento - Beneditinas

Descrição

Acessos

Largo do Mosteiro

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, encontra-se situada a S. da margem esquerda do rio douro, distanciando cerca de 17 km da sede do Concelho.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro feminino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 11

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Ricon & Ribeiro - Arquitectos, Ldª (2007)

Cronologia

Séc. 11, 1.ª metade - data de construção do Mosteiro, por acção de D. Gundezinho, em cumprimento de uma promessa; 1081 - surge a primeira notícia de data segura, onde é referida uma doação de Tructesindus e seu filho Pelagius Tructesindiz, a favor do Mosteiro de Pedroso e de Vila Cova; 1154 - o mosteiro era dirigido por uma abadessa; 1284 - as inquirições de D. Dinis colocam a freguesia de Sandim como "Couto do Bispo do Porto"; século XII (final) - a Diocese do Porto tinha os mosteiros femininos de Vairão, Rio Tinto, Tuías e Vila Cova; 1343 - dirigia o mosteiro a abadessa Dona Guiomar Mendes, que após a sua morte foi substituída por D. Sancha Paes; 1518 - inicia-se a construção do Mosteiro da Avé Maria no Porto, com invocação a São Bento; 1528 - o mosteiro estava concluído; 1535 - para reduzir às despesas, foram extintos os mosteiros de Tuías, Tarouquela; Rio Tinto e Vila Cova, sendo transferidas todas as monjas e bens para o novo mosteiro da cidade do Porto*1; 1542 - Santa Maria de Sandim, encontra-se anexa ao Mosteiro de São Bento do Porto; 1758 - o padre Manuel Pimenta Pereira refere que a paróquia de Sandim tem algumas ermidas, uma das quais, no lugar do Mosteiro; 1834 - extinção das Ordens Religiosas; Sandim passa a concelho e torna-se independente do Mosteiro; 2007 / 2008 - obras gerais de conservação e beneficiação da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de cantaria granítica aparente; portas de madeira; cobertura em telha cerâmica.

Bibliografia

SANTOS, José Joaquim Fontes Dias dos, O Mosteiro de Vila Cova das Donas. Sua Evolução e Formação. A Exploração Dominial, Gabinete de História e Arqueologia de Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Imprensa Portuguesa, Porto, 1989; BAPTISTA, Fernando, História de Sandim, Vila Nova de Gaia, Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Sandim, 2000; www.jf-sandim.pt.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

2007/2008 - Obras gerais de conservação e beneficiação: conservação das coberturas; consolidação estrutural; remodelação da instalação eléctrica; substituição de portas; escavações arqueológicas; substituição de pavimentos.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Do mosteiro de Vila Cova de Sandim foram transferidas quarenta freiras. O mosteiro de Vila cova já extinto, mas unido ao de São Bento da Avé Maria, detinha terras espalhadas por uma vasta zona e o domínio da povoação. As fronteiras actuais de Sandim correspondem ao couto do convento naquela altura. Com a ida das monjas para o Mosteiro de Avé Maria do Porto, o lugar passou a vigaria do Porto, que dava as terras a quem as quisesse trabalhar, casais. À volta desses casais, desenvolveu-se o lugar do Mosteiro. Das antigas construções, existe a capela de S. Salvador de Vila Cova, no Mosteiro e a da Senhora da Penha, em Gassamar.

Autor e Data

Ana Filipe 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login