Monumento ao Duque da Terceira

IPA.00026955
Portugal, Lisboa, Lisboa, Misericórdia
 
Arquitectura comemorativa, oitocentista. Monumento que homenageia o Duque da Terceira, composto por duplo plinto de cantaria, que sustenta a escultura do visado em bronze, vestindo um traje militar.
Número IPA Antigo: PT031106491428
 
Registo visualizado 113 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento escultórico    

Descrição

Monumento assente em plataforma octogonal em cantaria de calcário, onde assenta um amplo plinto em forma de sarcófago, com base saliente e zona superior curva, que dá origem a um segundo plinto paralelepipédico, com pequena base ovalada, rematando em friso e cornija. Na face frontal, virada a S., tem a inscrição em bronze "AO DUQUE DA TERCEIRA MDCCCLXXVII", encimado pelo escudo do homenageado. Sobre o remate, um plinto de cantaria, que sustenta a escultura do Duque, em trajos militares, executada em bronze.

Acessos

Cais do Sodré. WGS84: 38º42'23.43''N., 9º08'36.73''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situado no centro de uma ampla praça, formada por dois largos separados por uma avenida, a inferior com jardim central, o Jardim Roque Gameiro (v. PT031106491429), fronteiro à Estação ferroviária do Cais do Sodré (v. PT031106490550), totalmente rodeado por vias públicas e tendo, no topo N., um estacionamento de automóveis, surgindo, na zona superior, a Praça do Cais do Sodré, onde se ergue a estátua; no topo oposto, situa-se uma ampla via pública e o Rio Tejo. Encontra-se envolvido por amplo passeio circular, que faz uma rotunda, pavimentado a calçada à portuguesa, formando elementos geométricos, rodeado por edifícios de habitação, onde funcionam, maioritariamente, lojas e escritórios.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento escultórico

Utilização Actual

Comemorativa: monumento escultórico

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: José António Gaspar (1875). ESCULTOR: Simões de Almeida (1877).

Cronologia

1875 - concepção do monumento pelo arquitecto José António Gaspar; 1877 - execução da escultura do Duque da Terceira (1792-1860), por Simões de Almeida.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura de suporte em cantaria de calcário; estátua e letras em bronze.

Bibliografia

FERREIRA, Rafael Laborde, VIEIRA, Victor Manuel Lopes, Estatuária de Lisboa, Lisboa, Amigos do Livro, Lda., 1985; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário de Arquitectos activos em Portugal do século I à actualidade, Porto, Edições Afrontamento, 1994; VITERBO, Sousa, Diccionario Historico e Documental dos Architectos, Engenheiros e Construtores Portuguezes ou a serviço de Portugal, Lisboa, Imprensa Nacional, 1904, vol. III.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, década de 90 - limpeza da estrutura em cantaria e consolidação da escultura em metal.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login