Fábrica de Armamento de Braço de Prata

IPA.00026912
Portugal, Lisboa, Lisboa, Marvila
 
Arquitectura industrial, oitocentista. Ampla fábrica...
Número IPA Antigo: PT031106211403
 
Registo visualizado 211 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica  Fábrica de armamento  

Descrição

Edifício de planta rectangular simples e regular, rodeado por amplo espaço arborizado, protegido por um muro alto, de alvenaria de calcário, rebocado e pintado de branco. O edifício é de volume simples e tem cobertura homogénea em telhado de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, percorridas por embasamento, que se adequa ao declive do terreno, flanqueadas por cunhais em silharia fendida, dando um ar rústico, evoluindo em dois pisos, divididos por cornija, também de cantaria, rematando em cornija e platibanda plena, rebocada e pintada de bege, capeada a cantaria, sendo rasgadas por vãos rectilíneos com molduras de cantaria, os do piso inferior protegidos por grades em ferro forjado. Fachada principal virada a N., simétrica, dividida em cinco panos, os três centrais em ressalto, o central revestido a placas de cantaria e os intermédios divididos por frisos em silharia fendida. Pano central rematado em frontão triangular, com o tímpano ornado por dois canhões em haspa, ladeado por duas searas e encimado pelas letras "FBP", tudo em cantaria; a zona inferior é rasgada por porta com moldura recortada, ladeada por dois postigos longilíneos, ambos com vidro fosco protegido por grades em ferro forjado, as do portão, formando, na zona inferior, dois escudos portugueses. O piso superior, flanqueado por silharia fendida, possui sacada corrida com bacia em cantaria, assente em quatro mísulas e com guarda balaustrada, onde se erguem dois mastros; para esta abrem três portas-janelas, com moldura comum recortada, com duas folhas em caixilharias metálicas e bandeiras. Os panos intermédios possuem, em cada piso, uma janela de peitoril, com molduras recortadas e assentes em cornijas. Os panos exteriores estão rasgados por janelas semelhantes, constituindo, em cada piso, duas bíforas, que centram janela isolada. A fachada é prolongada, no lado esquerdo, por muro rebocado e pintado de branco, rasgado por duas portas rectilíneas, protegidas por uma folha metálica, pintada de verde. Fachada lateral esquerda, virada a E., com amplas portas no piso inferior, encimadas por quatro bíforas semelhantes às da fachada principal. Fachada lateral direita, virada a O., rasgada, no piso inferior, por uma janela central em arco abatido e moldura recortada, ladeada por duas janelas simples e, exteriormente, duas bíforas; no piso superior, surgem três bíforas e duas janelas simples, todas com molduras recortadas e assentes em cornijas. No lado direito, prolonga-se por muro, que contorna todo o perímetro da propriedade, com embasamento de cantaria e marcado por pilares do mesmo material, com os panos de muro rebocados e pintados de amarelo. Fachada posterior, rasgada regularmente por vãos rectilíneos, correspondendo a uma alternância de bíforas e de janelas simples. Na zona do jardim, várias árvores de grande porte.

Acessos

Rua Fernando Palha; Rua da Fábrica de Material de Guerra; Avenida Infante Dom Henrique. WGS84: 38º44'37.85''N., 9º06'05.01''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, ocupando um quarteirão, com a fachada principal virada para uma rua estreita, com um ligeiro pendor de inclinação, circundado por edifícios residenciais e oficinais ou industriais, construídos no final do séc. 19 e 20, levando à expansão da cidade para esta zona. Encontra-se junto à via pública, pavimentada a calçada de cubos de granito, de que se separa por um estreito passeio, pavimentado a calçada de calcário. Fronteira, a antiga Fábrica José Domingos Barreiro & C.ª, Lda. (v. PT031106211379).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Serviços: edifício de escritórios / Cultural e recreativa: galeria de exposições

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - construção; 1971 - o Ministério Militar fixa um servidão militar aos terrenos confinantes com a fábrica.

Dados Técnicos

Sistema estrutural

Materiais

Estrutura em alvenaria de calcário, rebocada e pintada e em cantaria de calcário aparente; modinaturas, cornijas, cunhais, frisos, embasamento, pilares em cantaria de calcário; janelas com caixilharia de madeira ou alumínio e vidro simples ou fosco; porta e postigos protegidos por vidro martelado e por grades de ferro forjado; portas do muro em metal; janelas com estores; cobertura em telha.

Bibliografia

A propriedade urbana, 3.ª série, ano LVII, n.º 193, Lisboa, Associação Lisbonense de Proprietários, Novembro-Dezembro 1971; CUSTÓDIO, Jorge e FOLGADO, Deolinda, Caminho do Oriente - Guia do Património Industrial, s.l., Livros Horizonte, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Tratamento dos jardins e dos vãos da fachada posterior; pintura do muro envolvente.

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login