Colégio de Santa Doroteia

IPA.00026899
Portugal, Lisboa, Lisboa, Lumiar
 
Arquitectura educativa, do séc. 20. Colégio religioso, composto por um núcleo mais antigo, correspondente ao corpo mais elevado, onde se destacam características que marcaram a denominada "casa à portuguesa", como o remate em espaldar contracurvo, a existência de dois pináculos e a persistência da utilização de elementos alpendrados, assentes em colunas toscanas. Possui um ponto de modernidade no acesso ao corpo principal, contrastante, pintado de branco, bastante amplo, com arco de volta perfeita e moldura em silharia fendida, estando flanqueado por amplas frestas rectilíneas. O corpo das salas de aula obedece ao esquema dos edifícios do ensino oficial, com salas amplas, dispostas bilateralmente, rasgadas por amplas janelas e abrindo para corredor central, possuindo uma entrada no topo, composta por átrio com arcadas de volta perfeita. Possui vários anexos, correspondentes às zonas dedicadas às práticas desportivas.
Número IPA Antigo: PT031106091393
 
Registo visualizado 449 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Educativo  Escola  Colégio  

Descrição

Núcleo amplo, composto por casa do guarda, junto ao portão de acesso, um edifício de planta em L, tendo um corpo adossado à fachada principal e, no lado direito, um campo de jogos, totalmente protegido por rede e com cobertura metálica em canhão abatido. A zona frontal, pavimentada a placas de calcário, encontra-se ajardinada. O EDIFÍCIO PRINCIPAL evolui em seis e quatro pisos, com coberturas diferenciadas e telhados de quatro águas no mais elevado e em seis no que forma o L, de volumes articulados e disposição horizontal. Fachadas rebocadas e pintadas de vermelho, rematadas em friso e beirada simples. Fachada principal virada a S., com a zona mais elevada composta por dois panos, o do lado esquerdo bastante saliente e marcado, nos dois primeiros pisos pelo acesso à portaria, também saliente e rebocada e pintada de branco, com acesso por amplo portal em arco de volta perfeita com silharia fendida e fecho saliente, ladeado por dois canteiros elevados, sendo rasgado, lateralmente, por três vãos rectilíneos, com vidro fosco; sobre este, surge uma varanda com um alpendre sustentado por quatro colunas tocanas, cobertas por telheiro de três águas, para onde abrem três janelas rectilíneas. Sobre este, surgem cinco janelas em arco de volta perfeita e dois pisos com cinco janelas rectilíneas, todas com o peitoril em cantaria de calcário. A zona central remata em espaldar contracurvo, flanqueado por dois enormes pilares de cantaria. No pano do lado direito, surgem três janelas jacentes no primeiro piso, três de maiores dimensões no segundo e no terceiro, todas com peitoris de cantaria, aparecendo, no quarto piso, cinco janelas em arco de volta perfeita com peitoril comum, a que se sucedem três janelas e o último piso reentrante, dando lugar a uma varanda aberta, para onde abrem três portas-janelas. No ângulo dos dois panos, surgem uma janela ampla no terceiro piso e, sobrepostas e no extremo direito, uma fresta e duas janelas de peitoril. O corpo em L é rasgado, nos três primeiros pisos por janelas rectilíneas amplas, constituindo salas de aula, surgindo, no superior, uma sucessão de janelas em arcos de volta perfeita, com peitoril comum. A face S. possui, no piso inferior, um átrio com três arcadas frontais e duas laterais, que levam a portal de verga recta, dando lugar a uma varanda para onde abre janela rectilínea, protegida por telheiro assente em duas colunas, encimada por duas janelas de peitoril. Fachada lateral esquerda, virada a E., com o piso inferior cego e os superiores rasgados por janelas amplas rectilíneas, surgindo, no quarto piso, uma sucessão de 17 janelas rectilíneas. Fachada lateral direita, virada a E., pontuada por janelas rectilíneas desencontradas, tendo, no corpo adossado e ao nível do terceiro piso, uma varanda alpendrada, com telheiro a uma água, para onde abrem portas-janelas. INTERIOR da zona do colégio composta por corredores laterais, que abrem para as salas de aula, dispostas bilateralmente.

Acessos

Avenida General Norton de Matos. WGS84: 38º45'39.35'' N., 9º09'12.09''O.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, situado numa zona de amplo tráfego, com a fachada principal a abrir para a Segunda Circular, de que se separa por uma faixa de passeio, pavimentado a terra batida, estando protegido por amplo muro, parcialmente pintado, com o fundo azul turquesa, possuindo uma faixa lilás e a inscrição "COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA" e "ICNE". No lado esquerdo, desenvolvem-se dois outros edifícios, pertencentes à mesma comunidade religiosa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Educativa: colégio de ensino regular

Utilização Actual

Educativa: colégio de ensino regular

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

José de Almeida Segurado ^(1935-1957).

Cronologia

1935 - construção do colégio, conforme projeto do arquiteto José de Almeida Segurado, oara Mary Christine Dukes e Marianne Bernerdice Dukes; 1957 - ampliação do edifício com a construção do corpo em L, da autoria do mesmo arquiteto; década de 90 - construção de um novo acesso ao corpo principal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural

Materiais

Estrutura em alvenaria mista de tijolo e betão, rebocado e pintado; frisos, peitoris, escadas, colunas em cantaria de calcário; caixilharias de alumínio e vidro simples; coberturas e telheiros em telha.

Bibliografia

FERNANDES, José Manuel - Arquitectos Segurado. Lisboa: José Manuel Fernandes / Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - arranjo do muro exterior e pintura do mesmo; tratamento de rebocos e pinturas; feitura de um novo acesso ao corpo principal.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login