Apeadeiro Ferroviário de Santos
| IPA.00026890 |
Portugal, Lisboa, Lisboa, Estrela |
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Arquitectura de transportes, oitocentista. Apeadeiro ferroviário, integrando a linha de Cascais, composto por um pequeno edifício de passageiros, instalações sanitárias, duas plataformas, que servem duas linhas férreas, e dois abrigos de passageiros, na plataforma S.. O edifício de passageiros e as instalações sanitárias seguem linhas bastante modernas, simples, rectilíneas e com os elementos estruturais demarcados, possuindo coberturas planas, o mesmo sucedendo no abrigo de passageiros, protegido por pala, assente em cinco pilares. |
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Número IPA Antigo: PT031106371426 |
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Registo visualizado 251 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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Pequeno apeadeiro, inserido na Linha de Cascais, composto pelo edifício de passageiros, antigas instalações sanitárias, duas plataformas, duas linhas férreas, duas zonas de espera, a original e uma mais moderna, ambas situadas na plataforma S., e uma passagem superior, com acesso por escadas ou elevadores. EDIFÍCIO de PASSAGEIROS de planta rectangular simples, com cobertura homogénea plana, que se prolonga em pala, sobre a plataforma, permitindo proteger os passageiros, de piso único. Fachadas rebocadas e pintadas de bege, percorridas por embasamento saliente, pintado de cinza e rasgadas uniformemente por vãos de veja recta, com moldura bastante reentrante. Fachada principal virada a N., dividida em três panos por pilares salientes, surgindo, no central, amplo portal, com moldura dupla, aparecendo, em cada um dos panos laterais, uma bífida; sobre o portal, ergue-se o mastro da bandeira. As fachadas laterais são semelhantes, com cunhais muito salientes, ambas rasgadas por duas portas, a virada a E., possuindo, entre elas, um posto telefónico público, e a oposta o acesso a uma Cafetaria. A fachada do lado S. divide-se, igualmente, em três panos, os laterais com portas e o central marcado por um guiché saliente, de atendimento ao público, com a zona superior envidraçada e protegida por grades. No lado esquerdo, surgem as antigas INSTALAÇÕES SANITÁRIAS, desactivadas, com duas portas de verga recta viradas a S., possuindo, nas laterais, respiradouros e pequenas frestas, tapadas com azulejo em vidro, surgindo, na fachada posterior, dois respiradouros e uma ampla janela, protegida por o mesmo tipo de azulejo. As PLATAFORMAS encontram-se protegidas por rede, excepto na zona dos acessos e formam ligeira curvatura, sendo pavimentadas a placas de cimento, formando elementos geométricos. Na do lado S., existem dois ABRIGOS, um mais antigo, de planta rectangular e cobertura plana, que se prolonga em pala, sustentada por quatro pilares de ferro, suportadas por consolas do mesmo material, formando enrolamentos, encontrando-se aberto frontalmente e possuindo banco corrido de betão pintado. O mais recente é fechado, em vidro, com vários bancos de plástico. Junto ao edifício de passageiros e junto ao acesso S., surgem máquinas automáticas de venda de títulos de transporte. |
Acessos
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Avenida 24 de Julho. Acesso facilitado a cadeiras de rodas e carros de bebé. |
Protecção
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Inexistente |
Enquadramento
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Urbano, isolado, Encontra-se flanqueado por duas vias públicas, ambas amplas e pavimentadas a alcatrão, possuindo acesso directo por ambas, com uma passagem superior. Encontra-se rodeado por edifícios de habitação, comerciais e escritórios, bem como antigos armazéns portuários, transformados em zonas de lazer. Fronteiro, situa-se o Largo de Santos, onde surge o Edifício na Avenida 24 de Julho, n.º 58 (v. PT031106370497), o Cinema Cinearte (v. PT031106370179) e o Quiosque de Santos (v. PT031106371432). |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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Transportes: apeadeiro ferroviário |
Propriedade
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Pública: estatal |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 19 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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Séc. 19 - construção; séc. 20, final - remodelação da linha, com introdução de novos abrigos e arranjo dos edifícios existentes; construção da passagem superior e colocação de rede a proteger as linhas. |
Dados Técnicos
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Sistema estrutural |
Materiais
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Estruturas em metal, em alvenaria de tijolo e betão, rebocadas e pintadas; janelas e portas metálicas e com vidro simples; abrigo com vidro simples; cobertura em chapa metálica; sanitários com frestas em azulejo vidrado. |
Bibliografia
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Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Séc. 20, final - tratamento de rebocos e pinturas, das coberturas e consolidação das estruturas. |
Observações
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Autor e Data
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Paula Figueiredo 2008 |
Actualização
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