Casa na Praça Luís de Camões, n.º 22

IPA.00026875
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Casa abastada seiscentista, de planta rectangular irregular, revelando reconstruções sucessivas e o reaproveitamento de um pequeno corpo torreado, em cantaria de granito, com as fachada viradas à praça com cunhais apilastrados e remates em duplo friso e cornija, tendo os pisos divididos por friso de cantaria, rasgado por vãos rectilíneos com molduras simples, as do piso superior constituindo janelas de sacada. Na fachada principal ostenta escadaria e balcão, com guarda plena de cantaria.
Número IPA Antigo: PT020907420319
 
Registo visualizado 353 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Casa de planta rectangular irregular, com pequeno corpo torreado na fachada posterior, evoluindo na horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto o corpo torreado na fachada posterior, em cantaria de granito aparente, em aparelho isódomo, com as fachadas viradas à Praça percorridas por embasamento de cantaria, flanqueadas por cunhais apilastrados colossais e rematadas em duplo friso, cornija e beirada simples. Fachada principal virada a N., evoluindo em um, dois e três pisos, adaptando-se ao declive do terreno, possuindo o lado direito mais nobre, com os pisos divididos por friso de cantaria, o inferior rasgado por portal de verga recta e duas janelas jacentes, todos com molduras simples de cantaria; no piso superior, quatro janelas de sacada, com bacia em forma de cornija e guarda simples em ferro, com moldura simples e, acima desta, uma cornija, servindo de remate. No lado direito, uma ampla escadaria em cantaria de granito e com guarda do mesmo material, ornada na zona do patamar por losangos e elementos boleados, formando um balcão, que acede a ampla porta de verga recta, de ligação ao andar nobre. No lado esquerdo, um pano rasgado por janelas de peitoril, duas no piso inferior e duas no superior, surgindo, no corpo torreado, cujo pano forma um ângulo oblíquo, uma janela de peitoril rectilínea. Fachada lateral esquerda com um piso, que abre para pequeno logradouro com muro de cantaria, encimado por elementos metálicos, possuindo pavimento em lajeado, para onde abrem duas janelas de peitoril e porta de verga recta; no corpo torreado, pequena porta de verga recta. A fachada lateral direita evolui em três pisos, o inferior marcado por portal e duas montras, todos rectilíneos e com molduras de cantaria, surgindo, no intermédio três janelas de peitoril e no superior três de sacada, semelhantes às da fachada principal. Fachada posterior com três pisos, o inferior com três portas de verga recta, o intermédio com duas janelas rectilíneas e o superior com cinco.

Acessos

Praça Luís de Camões (antiga Praça Velha), n.º 22

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Sé da Guarda (v. PT020907420002)

Enquadramento

Urbano, adossado a casas de habitação seiscentistas, com os vãos marcados por cornija, implantado no lado O. de uma enorme praça, uma das mais antigas da cidade, onde surge a Sé e vários edifícios nobilitados, bem como os antigos Paços municipais (v. PT020907420006). Encontra-se em zona com forte pendor de inclinação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa abastada

Utilização Actual

Residencial: casa residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 / 18 - construção do imóvel primitivo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito; modinaturas, cornijas, frisos, cunhais, embasamento, balcão, escadaria, guarda desta, corpo torreado, pavimento do logradouro em cantaria de granito; portas e janelas de madeira, com vidros simples; algumas portas e janelas em alumínio lacado; guardas das sacadas em metal; porta da loja e montra em metal; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - arranjo da estrutura do imóvel; remoção da pintura e reboco; limpeza das cantarias; revisão da cobertura.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login