Casa Brasonada na Praça Luís de Camões

IPA.00026874
Portugal, Guarda, Guarda, Guarda
 
Arquitectura residencial, seiscentista e setecentista. Solar de planta rectangular simples, com lojas no piso inferior e zona residencial no superior, com fachada rasgada por vãos rectilíneos, com molduras simples em cantaria. No remate, em cornija, surge, sob uma elevação curva, a pedra de armas.
Número IPA Antigo: PT020907420317
 
Registo visualizado 562 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Casa de planta rectangular simples, evoluindo na horizontal, com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal em alvenaria de granito aparente, rematada por cornija e beirada simples, rasgada por vãos rectilíneos com molduras simples em cantaria. O piso inferior é rasgado por duas portas, uma de acesso à zona nobre do imóvel e outra à loja, surgindo um terceiro vão correspondente à montra; no superior, surgem três janelas de peitoril. A estrutura remata em cornija, alteada na zona central, para dar lugar à pedra de armas. INTERIOR com a loja rebocada e pintada de branco e laranja, marcada por pilares e elementos de cantaria em aparelho isódomo, com tecto plano, rebocado e pintado de branco e pavimento em soalho flutuante.

Acessos

Praça Luís de Camões (antiga Praça Velha)

Protecção

Incluído na Zona de Protecção da Sé da Guarda (v. PT020907420002)

Enquadramento

Urbano, adossado a casas de habitação seicentistas, com os vãos marcados por cornija, implantado no lado E. de uma enorme praça, uma das mais antigas da cidade, onde surge a Sé e vários edifícios nobilitados, bem como os antigos Paços municipais (v. PT020907420006). Encontra-se em zona com forte pendor de inclinação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - construção do imóvel primitivo; séc. 18 - reforma do imóvel e colocação da pedra de armas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito; modinaturas, cornija e pedra de armas em cantaria de granito; portas e janelas de madeira, com vidros simples; porta da loja e montra em metal; loja com pavimento em soalho flutuante; cobertura em telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - arranjo da estrutura do imóvel; remoção da pintura e reboco; limpeza das cantarias; revisão da cobertura; arranjo da loja.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login