Capela de Nossa Senhora da Ribeira

IPA.00000266
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, União das freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz
 
Pequena capela maneirista alpendrada. Toda a construção aponta para obra de raiz - embora tenha existido uma capela anterior - incluindo as superfícies retabulares, de pedra de Ançã, obra devedora aos mestres conimbricenses do Renascimento e Maneirismo. A sua singularidade reside no arco em forma de ferradura que encena a entrada na pequena capela.
Número IPA Antigo: PT010113130004
 
Registo visualizado 827 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta pela sobreposição de três rectângulos: galilé, nave única e capela-mor profunda. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas. Galilé em forma de alpendre de tripla entrada arquivoltada, com arco central em pseudo-ferradura, emoldurado por cruz. Capela com frontispício terminado em frontão triangular com tímpano vazado por óculo, pináculos sobre os cunhais e duas cruzes, anterior e posterior. Portal de vão recto, com cornija encimada por nicho com imagem, ladeado por duas pequenas janelas rectangulares gradeadas. Interior coberto por tecto de madeira de perfil trapezoidal e iluminado dois vãos laterais chanfrados, ao longo da nave, e por duas pequenas frestas na capela-mor, elevada por um degrau e precedida pelo arco cruzeiro com marcação da ordem arquitectónica. Na nave adossam-se lateralmente, em ângulo e de cada lado, dois nichos esculpidos com imagem. Na parede testeira da capela-mor corre alto embasamento, tendo à direita incrustada pedra de armas e à esquerda lápide com inscrição; sobre estas, duas esculturas orantes de vulto redondo. Ao centro, retábulo pétreo, de dois registos, com cinco nichos esculpidos e em concha e um baixo-relevo central com figuração da "Visitação".

Acessos

Lugar de Covais

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86, DR, 1ª Série, nº 2 de 03 janeiro 1986 *1

Enquadramento

Rural. Isolada num vale, à borda de água, onde confluem um ribeiro e o rio Antuã, em harmonização com o arvoredo envolvente.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1611 - Datação inscrita na porta de entrada e na lápide inferior à estátua orante; 1614 - falecimento do fundador, D. Frei Sebastião da Ascenção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Paredes de alvenaria rebocada com calcário ançanense (cunhais, lintéis e arco cruzeiro), cobertura de telha assente em estrutura de madeira, retábulos e estatuária em calcário de Ançã (restos de policromia dourada e azulada no retábulo-mor)

Bibliografia

CARQUEIJA, Bento, Anais do Município de Oliveira de Azeméis, pp. 170 - 171 e 322 - 323 ; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, Lisboa, 1981, pp. 160 - 161; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74890 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis; IHRU: DGEMN/DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DREMC

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Capela de Nossa Senhora da Ribeira, incluindo os retábulos e esculturas. *2 - D. Frei Sebastião da Ascenção, dominicano, foi sagrado Bispo de Cabo Verde a 26 de Junho de 1611, vindo a falecer em 1614. *3 - A obra escultórica, da qual faz parte o nicho da fachada, aponta já para a degenerescência maneirista da arte mondeguina, copiando modelos pré-estabelecidos, como bem prova a cena central da Visitação e a estilização da estatuária, representando quatro santos dominicanos no retábulo-mor, uma Virgem com o menino, e nos nichos, São Sebastião e Santo André. De qualidade díspar parecem ser as figuras orantes, representando o encomendante da obra, Frei Sebastião da Ascenção e sua mãe.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login