Cruzeiro de Buarcos / Cruzeiro de Pedra

IPA.00002659
Portugal, Coimbra, Figueira da Foz, Buarcos
 
Cruzeiro de construção oitocentista.
Número IPA Antigo: PT020605110008
 
Registo visualizado 248 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro  Tipo cruz

Descrição

Adossado a empena, possui coroamento triangular, assente a um supedâneo composto por quatro degraus. Integrado em recinto murado *1 e ajardinado, de planta regular num grosseiro semicírculo, com quatro bancos encostados ao muro circundante. Muro de média altura, com portão ao centro e gradeamento em ferro a limitar o acesso do lado da rua Heróis do Ultramar *2.

Acessos

Rua Heróis do Ultramar, nº 5, junto ao cruzamento com o quartel dos Bombeiros Voluntários

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 44 075, DG, 1ª série, n.º 281 de 05 dezembro 1961

Enquadramento

Urbano, integrado em elementos dissonantes, junto de urbanização recente, próximo da cerca do Hospital da Santa Casa da Misericórdia, antigo Convento de Santo António envolvido por arvoredo em recinto ajardinado da cerca do hospital, concebido para o albergar. Apresenta gradeamento na face para a rua.

Descrição Complementar

A tradução da sua inscrição latina é: "No ano de 1810 ocupada uma grande parte de Portugal pelo mui poderoso e terrível exército dos franceses, e acudindo pressurosos a esta vila todos os povos, não só das imediações como também de longe, afim de se pouparem, fugindo, às grandes calamidades da guerra, sem que trouxessem consigo meios de vida alguns, ou certamente poucos, reinou uma falta terrível de comestíveis. Derivando desse facto, porém, uma epidemia, para cima de cinco mil pessoas morreram nos meses de janeiro, fevereiro e março do ano seguinte. A maior parte delas, finalmente, foram sepultadas aqui e em lugar não distante por ordem do magistrado régio que, com os auxílios ainda de outros, forneceu alimentos por todo o tempo que pode ao maior número possível. Tu, que isto leres, teme os altos juizes de Deus a respeito dos homens, retos, sem dúvida, mas muitas vezes terríveis e insondáveis para os homens".

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1810 - aquando da 3ª invasão francesa, comandada por Massena, as populações fugiram, refugiando-se nas cidades e vilas; as condições de habitabilidade da vila da Figueira e arredores sendo precárias, conduziram à fome e várias epidemias, em particular o tifo que matou mais de 5000 pessoas, sepultadas na cerca do Convento de Santo António; 1812 - nesse local ergeu-se o cruzeiro em memória do sofrimento das populações e sua coragem.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria rebocada, calcáreo, mármore

Bibliografia

Cadernos Municipais, nº11, pp. 25 - 27; Colecção de Elementos para a História do Concelho da Figueira da Foz, Figueira da Foz, 1898, pp. 215 - 216; FERREIRA, Jaime, Epigrafia Local: O Cruzeiro da Figueira, in Album Figueirense, nº3, Figueira da Foz, Agosto 1934, pp. 84 86; MARTINS, Ferreira, A Figueira na Guerra Peninsular, in Album Figueirense, nº4, Figueira da Foz, Janeiro 1938, p.19; PEREIRA, Isabel Os imóveis classificados do Concelho da Figueira da Foz, Figueira da Foz, 1975; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74204 [consultado em 23 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Os muros de envolvência encontram-se danificados, com fissuras relativamente extensas. *2 - A inscrição encontra-se transcrita do original latino com respectiva tradução, em Pereira, 1975. *3 - O Convento a que pertence é propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Autor e Data

Margarda Alçada 1984 / Maria João Grilo / Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login