Igreja Paroquial de São Tiago / Igreja de São Tiago

IPA.00026534
Portugal, Portalegre, Marvão, Santa Maria de Marvão
 
Igreja paroquial de fundação medieval, construída no séc. 14, de que preserva a estrutura, os arcos da nave, o portal em arco quebrado inserido em gablete e a capela do lado do evangelho com cobertura nervurada sobre colunelos. Recebeu elementos decorativos ao longo dos séculos 17 e 18, mantendo azulejos seiscentistas, de padrão, a envolver a capela lateral da Epístola, e retábulos barrocos de talha e alvenaria, tendo o atual retábulo-mor substituído um outro, anterior, de talha.
Número IPA Antigo: PT041210020017
 
Registo visualizado 561 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta poligonal irregular composta por corpo de três naves, sem marcação exterior, capela-mor, batistério, capelas e sacristia adossadas às fachadas laterais e torre sineira na do lado direito, de volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, rematadas em beiradas simples, sendo em cúpula cega na torre sineira. Fachadas de alvenaria rebocada e pintada de branco, com a fachada principal e a torre sineira flanqueadas por cunhais perpianhos em cantaria. Fachada principal virada a ocidente, rematada em empena com friso e cornija e cruz latina no vértice, rasgada por portal em cantaria de granito em arco apontado, com duas arquivoltas de arestas boleadas, assentes em impostas e colunelos. Está inserido em gablete rematado por cruz e encimado por janela retilínea com moldura simples. No lado esquerdo, no corpo do batistério, janela retilínea. No lado direito e saliente, a torre sineira com duas ventanas de volta perfeita. A estrutura remata em cornija e pináculos piramidais, pintados de branco, nos ângulos. Fachada lateral esquerda marcada por cinco panos, marcando os vários volumes, o da capela adossada com janela retilínea, surgindo uma segunda no corpo da capela-mor. Fachada lateral direita rasgada por porta travessa de verga reta, marcada pelos corpos da capela e da sacristia e anexos, a primeira com janela na face virada a ocidente e as sacristias com três janelas. Fachada posterior rematada em empena, cega, no corpo da capela-mor e em meia-empena no corpo da sacristia. INTERIOR com três naves definidas por arcadas em arco apontado e de arestas biseladas, sustentadas por pilares facetados, em cantaria de granito, com três tramos, tendo as naves coberturas de madeira, a central em masseira e as laterais em aba, com pavimento em tijoleira. Paredes rebocadas e pintadas de branco, surgindo, no lado do Evangelho, o batistério, capela com cobertura em abóbada de nervuras descarregando em colunelos, tendo retábulo de talha, bem como vestígios de uma capela dedicada a São Pedro. Do lado da Epístola, capela profunda, com acesso por arco de volta perfeita, envolvido por azulejos de padrão, contendo retábulo em mármore de Estremoz. Arco triunfal de volta perfeita, assente em pilastras, parcialmente rebocadas e pintadas. Capela-mor com cobertura em falsa abóbada de berço, ornado por pinturas e, na parede testeira, retábulo de alvenaria pintada.

Acessos

Marvão, Rua de Santiago. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,393022, long.: -7,376687

Protecção

Incluído na Zona Especial de Proteção do Castelo de Marvão (v. IPA.00003234) / Incluído na Área Protegida da Serra de São Mamede (v. IPA.00028261)

Enquadramento

Urbano, implantado intramuros, na zona sudoeste da vila, numa zona em declive, a que se adapta, envolvido por muro em alvenaria, criando um estreito adro, que o separa das casas em que se integra. Fronteiro, ergue-se um grande afloramento granítico, que confina com a muralha, permitindo rasgar uma estreita via de acesso ao templo, pavimentada a calçada de granito. No eixo, para nordeste, localiza-se a antiga Igreja Paroquial de Santa Maria (v. IPA.00015859).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Portalegre - Castelo Branco - Arciprestado de Portalegre)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 14 / 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 14 - fundação da igreja paroquial dependente da Ordem do Hospital de posteriormente Priorado da Ordem de Malta; 1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 350 libras; integra o termo de Marvão e Castelo de Vide e o bispado da Guarda; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese da Guarda; séc. 17 - feitura do retábulo da capela lateral do Evangelho e colocação dos revestimentos azulejares; séc. 18 - feitura do retábulo da capela da Epístola; 1949, 19 janeiro - pedido de dois altares para colocar no edifício, que se encontra em obras (SIPA: txt.01979260); 23 fevereiro - é oficiado que o pedido de cedência de retábulos deve ser feito à Fazenda Pública (SIPA: txt.01979262); 1949, 12 março - é sugerido que se ceda de um dos altares da Igreja de Almoster (SIPA: txt.01979268).

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, rebocada e pintada; modinaturas, gablete, cruzes, pilastras, colunas, pilares em cantaria de granito; retábulo em mármore de Estremoz; retábulo de talha; retábulo de alvenaria pintada; coberturas e mobiliário de madeira; pavimento em tijoleira; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREMSul/DM, DGEMN/DSMN/DEO

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DREMSul/DM, SIPA

Documentação Administrativa

DGPC: PT DGEMN:DSARH-010/000-0167, PT DGEMN:DSARH-010/141-0026, PT DGEMN:DSMN/SE-0127/01

Intervenção Realizada

DGEMN: 1970 / 1971 / 1972 / 1973 / 1974 / 1975 - obras de recuperação.

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login