Aqueduto do Convento do Louriçal

IPA.00026532
Portugal, Leiria, Pombal, Louriçal
 
Arquitetura de infraestruturas de distribuição de água, setecentista. Aqueduto de abastecimento a edifício religioso, com c. de 350 m. Estrutura com uma ordem de arcos de volta perfeita, correndo à superfície e guardando os canos de condução de água protegidos por paredes de alvenaria argamassada, com cobertura em meia cana.
Número IPA Antigo: PT021015060051
 
Registo visualizado 594 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de condução  Aqueduto    

Descrição

Aqueduto percorrendo uma extensão de 350 m., composto por 35 arcos de volta perfeita, em alvenaria de pedra, com aduelas em tijolo, suportado por pegões de planta quadrangular. O troço de 28 arcos visível nos terrenos agrícolas tem estrutura sustentando os canos, protegidos por paredes de alvenaria argamassada, com cobertura em meia cana; o troço final, de 7 arcos, atravessa a vila e encontra-se integrado na estrutura dos edifícios, apresentando paramentos rebocados e pintados *1 terminando no convento sobre um arco.

Acessos

EN 242, Rua Capitão Cadete

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Convento do Louriçal (v. PT021015060005)

Enquadramento

Urbano, Isolado, destacado. No meio de campos de cultivo rodeados de edifícios descaracterizadores. Desenvolve-se no interior da Vila, passando junto da Capela do Recolhimento (v. PT021015060029), Edificios e Capela da Santa Casa da Misericórdia (v. PT021015060008) e do Convento do Louriçal (v. PT021015060005).

Descrição Complementar

O aqueduto alimentava um chafariz público localizado na Rua do Castelo, com parte das águas captadas na nascente do Pomar, bem próxima da povoação (*2). A responsabilidade do projeto, deve-se ao Padre Manuel Pereira, especialista em estudos e levantamentos de arquitetura, a quem D. João V confiou a condução dos trabalhos e reconheceu grande capacidade técnica na execução do referido aqueduto, como nos demonstra o seguinte relato: "Mandou então ao Louriçal o Irmão Manoel Pereira, desta Congregação, que era insigne na Arte da Arquitectura, e de quem Sua Majestade se fiava, encarregando-lhe todas as suas Reaes obras, como lhe tinha encarregado a planta, e medição desta (...) A experiência que o Arquitecto tinha do que é Communidade, foi grande circunstancia para encaminhar a agua de maneira que sem trabalho das Religiosas, pudessem usar della em todas as officinas; e concluído este intento, voltou à corte, aonde deo conta a S. Magestade do que tinha obrado, do que o dito Senhor se deo por satisfeito".

Utilização Inicial

Hidráulica: aqueduto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Padre Manuel Pereira (1709).

Cronologia

1709 - quando nesta data as freiras vieram habitar o convento, "o irmão da Congregação, Padre Manuel Pereira, entendido em arquitectura, dirigiu as obras de abastecimento de água (...) foi encarregado de superintender nos trabalhos o Desembargador António de Andrade do Amaral." (SEQUEIRA, IAP: 1955, p. 112).

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de pedra argamassada, tijolo

Bibliografia

FERREIRA, Ir. Fernanda, Convento do Louriçal - da Profecia à Atualidade, Edição de Autor, s.l., 2001; INÁCIO, Pedro, Portugal o País dos Aquedutos, Aqueduto do Louriçal - Pombal, in: Sede de Saber, CIO águas livres, Nº170, abril 2008; JACQUINET, Maria Luísa de Castro V.G. - «Manuel Pereira (C.O.) arquiteto. Contributos para a desconstrução de um enigma da historiagrafia da arte» in Invenire Revista de Bens Culturais da Igreja. Lisboa: Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, julho - dezembro 2013, n.º 7, pp. 14-18; LINO, Mário, Louriçal - Imagens da Freguesia, Câmara Municipal de Pombal, Pombal, 2005; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Leiria, Lisboa, 1955; , acesso em 2012-10-24.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

JFL: 2007 - projeto de reabilitação do Aqueduto do Louriçal; novo encanamento superior.

Observações

*1 - O aqueduto atravessa uma parte da vila e mantém-se em funcionamento até hoje, servindo o convento das freiras clarissas. Algumas fachadas das casas foram pintadas recentemente fazendo com que o Aqueduto esteja pintado até meio. *2 - Este chafariz outrora foi pertença do Mosteiro e situava-se no quintal das Hospedarias do mesmo. A Comissão para o Desenvolvimento Turístico do Louriçal, encontra-se a estudar o aqueduto com o objetivo de o inscrever nos roteiros históricos da vila e da região de turismo Leiria/Fátima.

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

Teresa Ferreira 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login