Igreja Paroquial de Almalaguês / Igreja de São Tiago

IPA.00002650
Portugal, Coimbra, Coimbra, Almalaguês
 
Igreja paroquial barroca, de planta retangular, capela do Sacramento a N. com três tramos, abóbada de berço e sacrário quinhentista. Arco triunfal flanqueado por dois altares rococó.
Número IPA Antigo: PT020603010055
 
Registo visualizado 140 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta pelos rectângulos simples justapostos da nave e capela-mor. Massa simples disposta horizontalmente. Cobertura homogénea em telhado de duas águas. Fachada principal orientada a O. com embasamento saliente, de dois panos limitados pelos cunhais decorados. Portal central de verga recta com molduração simples, sobre o qual se rasga janelão de dois lumes com igual moldura pétra. Porta pequena dá acesso ao corpo da torre sineira com quatro aberturas em pleno centro para os sinos. Apresenta um relógio de Sol e outro mecânico. Coroamento em zimbório, neste corpo, com ornamentos piramidais no remate dos cunhais. Corpo central em empena com cruz na cumieira do telhado, e coroamento dos cunhais em elementos pétreos terminados em esfera. Fachada S. de pano único com dois registos delimitados pela linha de implantaçao das quatro janelas. No primeiro registo porta de moldura pétrea simples à qual se acede por cinco degraus. Alçado N. é cego adossando-se à sacristia e ao corpo saliente da capela baptismal que apresenta duas pequenas janelas gradeadas e porta. O alçado N. é cego adossando-se à sacristia. O interior é de nave única, com coro alto, iluminada por quatro janelas a S. e pelo janelão da fachada principal. Na nave, a N. abrem-se duas capelas, a do Sacramento, com três tramos, abóbadada em berço, decorada com caixotões com florões; A outra capela, do Baptistério, com imagem de Cristo barroca de muito boa modelação. Arco triunfal a pleno centro flanqueado por dois altares. A capela-mor é de planta quadrangular coberta com tecto e madeira em berço, tendo a S, janela de verga recta que ilumina o interior. O altar-mor, apresenta um retábulo em talha a limitar uma pintura e esculturas avulsas de diferentes épocas. Coro alto recente *.

Acessos

Largo do Adro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, situado na parte alta da povoação, no cimo de outeiro, a abrir para adro amplo definido pela Igreja de São Pedro ( v.PT020603010054 ), o cruzeiro e a Casa paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, finais - Capela do Sacramento à qual pertenceria parte do espólio escultórico ainda existente nesta igreja; séc. 18 - época de reconstrução de que deriva o presente edifício; dois altares rococó, de final do século; 1960 - Inauguração da capela baptismal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes, estrutura autónoma.

Materiais

Alvenaria, pedra, madeira, betão, vidro, telhas.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Entidades locais: 1958 / 1959 - grande campanha de obras de restauro

Observações

* - Talvez realizado na campanha de 1958 - 1959.

Autor e Data

Maria Bonina e Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login