Quinta da Copeira

IPA.00002649
Portugal, Coimbra, Coimbra, União das freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas
 
Arquitectura civil rural vernácula, arquitectura religiosa renascentista. O pátio é o elemento característico das casas da zona do litoral central, tendo paralelo com o pátio da Casa Gandaresa. Pequena capela renascentista, de sóbrias proporções e decoração. O equilíbrio de todo o conjunto evidencia uma escala humana típicamente renascentista. A marquise em madeira no alçado O.
Número IPA Antigo: PT020603160066
 
Registo visualizado 359 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  

Descrição

Planta irregular composta pela casa, adegas, armazéns, arrecadações, capela; volumes organizados ao redor de pátio. Cobertura diferenciada em telhado de duas águas de beirado duplo, em madeira e em abóbada na capela. Corpos de fachadas simples rasgados por janelas de guilhotina e de avental em pedra talhada por vezes decorada; no alçado O. uma marquise. Portal de acesso, abrindo para o pátio, arquitravado e sobreposto por frontão de volutas tendo ao centro escudo de cerâmica martelado; nos ângulos urnas. Capela de planta rectangular de nave única; fachada principal voltada para o pátio, de pano único rasgado por pórtico ladeado de colunas compósitas assentes em plintos altos suportando entablamento e tímpano com escudo; a arquitrave apresenta ao centro um querubim e aos lados mascarões; embasamento e escadaria de quatro degraus; remate em empena truncada com óculo; pináculos nos ângulos e cruz de pedra central; interior com cobertura em abóbada de canhão; cornija moldurada ao correr da nave; do lado da Epístola abre-se porta de comunicação desnivelada com acesso por quatro degraus; arco triunfal de volta perfeita com relevos esculpidos, impostas e bases molduradas; parede fundeira da capela-mor rasgada por 5 nichos sendo o central maior *1; mesa de altar em pedra. Faz ainda parte do conjunto uma fonte decorada de azulejos.

Acessos

EN 110-3, Copeira

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Na vertente E. do Rio Mondego, na margem oposta ao Polo II da Universidade de Coimbra

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - edificação da capela; retábulo-mor de João de Ruão; séc. 17 - azulejos da fonte; 1997, abril - proposta de classificação do edifício como Valor Concelhio, pelo Conselho Consultivo do IPPAR; 2002, 01 outubro - Despacho de encerramento do processo de classificação do presidente do IPPAR; 2004, 16 abril - edital de encerramento da CMCoimbra.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante, paredes mestras em pedra e escória de pedra; paredes divisórias e pisos em madeira

Materiais

Pedra, madeira, rebocos pintados

Bibliografia

OLIVEIRA, Ernesto Veiga de e GALHANO, Fernando, Arquitectura Tradicional Portuguesa, Lisboa, 1992

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Nestes nichos esteve colocado o retábulo de calcário policromado (3,12 X 2,83 m), de João de Ruão com cenas da Vida da Virgem, transposição de um políptico pintado, encomendado pela Igreja da Misericórdia de Coimbra em 1557, sendo incorporado no Museu em 1915-1916.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1997 / Francisco Jesus 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login