Igreja Paroquial de Soza / Igreja de São Miguel

IPA.00026439
Portugal, Aveiro, Vagos, Sosa
 
Arquitectura religiosa, renascentista e neoclássica. Igreja paroquial de nave única com capela-mor; duas capelas laterais e dois retábulos colaterais.
Número IPA Antigo: PT020118070016
 
Registo visualizado 391 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Fachada principal virada a O., rasgada por porta de verga recta com remate em empena; torre sineira adossada à direita, com gárgulas cilíndricas nos ângulos da cornija e cobertura piramidal. INTERIOR: nave com capelas laterais tendo a do lado do evangelho arco com almofadas corridas nas faces; a capela do lado da epístola, do Sacramento, é da igreja anterior e datado de 1629; tem decoração renascentista, com colunas na parte interna das pilastras e querubins na face; tem retábulo neoclássico composto de quatro colunas, camarim e sacrário; frente à entrada da capela uma lápide com inscrição. Coro alto sobre arco a toda a largura da nave. Púlpito com bacia em calcário, ornada com duas espécies de acantos; guarda em balaústres de madeira. Dois altares colaterais de colunas salomónicas com parras, ladeiam o arco triunfal com almofadas corridas nas faces, através do qual se acede à capela-mor com altar neoclássico, tendo na parede testeira um nicho com estatuária. Tem, ainda, os altares de Nossa Senhora do Rosário, também em cantoneira; e o altar do Senhor Jesus.

Acessos

Rua Direita

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, com a fachada posterior virada para a povoação.

Descrição Complementar

INSCRIÇÃO: S(EPVLTUR)A DO P(ADR)E FR(ANCIS)CO DE PAVIA / VIGAIRO QUE FOI / DESTA IGREIA / 1635 ANO(S). Sino: JOAQUIM DIAS DE CAMPOS ME FES . CANTANHEDE

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro - Arciprestado de Vagos)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1514, 16 de Fevereiro - D. Manuel I concedeu foral à vila de Soza; 1629 - data gravada na capela lateral do lado da Epístola, data da morte de Diogo Freire de Andrade, donatário, por herança da comenda de São Tiago de Sosa, morte que teve lugar em 20 de Outubro; 1693 - data gravada no coro alto, referindo, provavelmente, alguma intervenção no templo; data no púlpito; 1830 - data no exterior da Capela do Santíssimo, revelando a data da sua ampliação; 1843 - existe, no lado do Evangelho, uima tribuna para que os donatários e seus familiares assistirem á missa, a qual ligava ao palacete que lhes servia de casa de habitação; 27 Setembro - destruição, devido a um incêndio, da casa dos donatários, que permaneceram arruinadas durante vários anos, tendo sido entaipada a porta de ligação à tribuna da igreja; 1853, Dezembro - extinção do concelho de Soza; séc. 19 - obras no templo alteraram as fenestrações iniciais e a espacialidade interior; 1869 - data de um dos sinos, datado e assinado.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959; LEAL, Augusto Soares d' Azevedo Barbosa de Pinho, Portugal Antigo e Moderno, vol. 9, Lisboa, 1880.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO.

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login