Igreja Paroquial de Vacariça / Igreja de São Vicente

IPA.00026426
Portugal, Aveiro, Mealhada, Vacariça
 
Arquitectura religiosa, barroca. Conjunto constituído por igreja paroquial e casa paroquial, apresentando planta em L, formando ângulo recto. Igreja orientada. Residência voltada a N. corta a fachada principal do templo que fica desprovido de portal axial.
Número IPA Antigo: PT020111070048
 
Registo visualizado 196 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta em L formada pelo corpo do templo e residência. Fachada lateral N. aberta por duas portas. Isolada à esquerda da capela-mor, destaca-se a torre sineira de planta quadrangular, delimitada por cunhais apilastrados, arredondados e firmados por fogaréus, embasamento proeminente; de dois registos definidos por friso e cornija, aberta no 1º registo por porta de verga curva com cornija e relógio junto ao friso, na face principal , e por pequenas fenestrações nas restantes; 2º registo rasgado por ventanas em arcos de volta perfeita e de molduras recortadas, com remate em friso e cornija , sendo na face principal interrompido por relógio; cobertura bolbosa encimada por cata-vento. INTERIOR: nave com cobertura em madeira e capela-mor em abóbada curva. No corpo da nave o tecto em madeira é composto de 40 caixotões, com molduras decoradas e pinturas com cenas da vida de Cristo e da Virgem; abre-se púlpito do lado da epístola assente sobre mísula decorada com acantos e base com águia, guarda em balaústres torneados e guarda-voz de madeira. Capela baptismal com pia decorada. Dois retábulos colaterais em talha dourada envolvem o arco cruzeiro; retábulos de planta recta de 3 eixos, definidos por quatro colunas torsas decoradas por pâmpanos; capela-mor com altar principal em talha decorada com parras e grinaldas, aberto por camarim com trono.

Acessos

Rua Vinte e Cinco de Abril

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

FUNDIDOR: Oficina de José Amaro Dias de Campos, de Cantanhede (1868).

Cronologia

1094 - com a restauração do bispado conimbricense foi-lhe anexado o mosteiro da vacariça pelo conde D. Raimundo, senhor de toda a Galiza incluindo o distrito de Coimbra. O mosteiro foi totalmente extinto tendo ficado a igreja da Vacariça reduzida à categoria de freguesia do senhorio do bispo e cabido; 1514 - data do foral da Vacariça; 1557, 22 Abril - o bispo D. João Soares, por breve de Paulo 4º, doou a igreja da Vacariça, com as suas anexas de Luso e Pampilhosa, ao colégio conventual dos eremitas calçados da Graça de Coimbra; 1705 - obras de reconstrução da igreja e residência paroquial; 1844 - com a extinção das ordens religiosas os bens do mosteiro foram vendidos a um particular; séc. 18, 2.ª metade - construção da torre sineira, intervenções no interior do templo; 1868 - data do sino dedicado a São Vicente, da oficina de José Amaro Dias de Campos, de Cantanhede; 1870 - obras na capela baptismal.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login