Casa dos Maia

IPA.00026422
Portugal, Aveiro, Ílhavo, Ílhavo (São Salvador)
 
Casa nobre barroca. Fachada nobre rasgada por 4 sacadas com bacias apoiadas em mísulas, janelas de molduras de verga curva abatidas, formando superiormente espaldar sobreposta por cornija colocada obliquamente; guardas em grades de ferro. Ao centro o brasão de ornatos neoclássicos: escudo oval. Esquartelado, no 1º uma águia por Maias, 2º seis arruelas por Castros, 3º cinco árvores por pinhos, 4º cruz florida e vazia por Pereiras; uma brica carregada de um M por diferença; elmo, por timbre a águia dos Maias
Número IPA Antigo: PT020110040030
 
Registo visualizado 209 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta longitudinal de dois pisos, delimitada por cunhais apilastrados; embasamento; Fachadas rebocadas e pintadas; remates em cornija e beiral. Fachada principal de 2 pisos separados por friso, sendo o andar nobre rasgada por 4 sacadas com bacias apoiadas em mísulas, janelas de molduras de verga curva abatidas formando superiormente espaldar sobreposta por cornija colocada obliquamente; guardas em grades de ferro. Ao centro o brasão de ornatos neoclássicos: escudo oval. Esquartelado, no 1º uma águia por Maias, 2º seis arruelas por Castros, 3º cinco árvores por pinhos, 4º cruz florida e vazia por Pereiras; uma brica carregada de um M por diferença; elmo, por timbre a águia dos Maias. O primeiro piso aberta por 3 janelas e uma porta, todas de moldura recta colocadas a eixo dos vãos do andar nobre. Todos os vão têm bandeira. Fachada lateral esquerda com um corpo adossado de um piso aberto por portão de moldura rectangular, em cantaria, com remate em platibanda e formando terraço voltado para o andar nobre, que deste lado é também aberto por 3 janelões de igual perfil e decoração das da fachada principal; o terraço tem guarda em ferro, e o acesso pelo exterior é feito por escadaria com guarda igual. Alto muro em cantaria, delimita a propriedade, sendo aberto por portão entre pilares rematados por pinhas. Fachada lateral direita tem adossado muro aberto por portão em ferro entre dois grossos pilares.

Acessos

Rua de Alqueidão

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano. Destacado junto à via pública e desta separada por passeio. Implanta-se junto do Paço de Nossa Senhora das Neves (v. PT020110040003) e Fonte do Alqueidão (v. PT020110040014).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Propriedade

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1797- data de construção do solar;

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal, Distrito de Aveiro, Zona-Sul, Lisboa, 1959

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Cecília Matias 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login