Capela de São Pedro

IPA.00002642
Portugal, Coimbra, Coimbra, Almalaguês
 
Capela barroca de planta retangular simples. Qualidade na organização da traça da fachada muito beneficiada pelo relevo de composição dado aos elementos heráldicos e decorativos escultóricos. Retábulo setecentista em pedra, e seiscentista com esculturas de outras épocas.
Número IPA Antigo: PT020603010054
 
Registo visualizado 105 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular com massas simples dispostas horizontalmente. Cobertura homogénea em telhado de 2 águas. Fachada principal a O., com embasamento pétreo. Fachada de pano único limitado por pilastras que marcam os cunhais. Portal central de verga recta com pilastras e plintos marcados em incisão na moldura, sobrepujado por fontão interrompido em cujo tímpano se inscreve composição decorativa com folhagens, vieiras e puttis. Acima desta cartela com motivos vegetais com coroa fechada flanqueada por capitéis coríntios que servem de base a urnas prismáticas com fogachos, empena triangular sobrepujada por cartela e cruz, acompanhada nos cunhais por coramentoe piramidais com terminaçao em bola. O alçado S. de pano singular limitado nos cunhais tem uma janela rectangular horizontal com gradeamento a permitir a iluminação da nave. O alçado N. é cego. A testeira tem remate da empena em cruz que se sobrepõe a mísula jónica que suporta dois enrolamentos. O INTERIOR é de nave única, coberta com tecto em madeira apresentando 3 retábulos.

Acessos

Rua da Igreja

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público / ZEP, Portaria n.º 561, DR, 2ª série, n.º 101 de 25 maio 2011

Enquadramento

Urbano, na parte alta da povoação, no cimo de outeiro, na proximidade da Igreja Paroquial de Almalaguês (v. PT020603010055 ) a abrir para amplo adro definido pela Igreja paroquial, o pelourinho e a Casa paroquial.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Coimbra)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc.18, início - construção do edifício e realização do retábulo; 1900 (cerca de) - o telhado da capela ruíu; séc.20 - reconstrução da cobertura; 2006, 04 de Maio - Despacho de abertura do Processo de Classificação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes, estrutura autónoma

Materiais

Alvenaria, pedra, cimento, madeira, vidro, telha, ferro

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, A., CORREIA, Virgílio, Inventário Artístico de Portugal, Lisboa, 1953; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72085 [consultado em 12 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID; IGESPAR: IPPAR; MC: DRCC

Intervenção Realizada

1993 - obras de restauro.

Observações

Autor e Data

Maria Bonina e Fernando Grilo 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login