Quinta do Reguengo / Hotel do Reguengo

IPA.00026416
Portugal, Viana do Castelo, Melgaço, Paderne
 
Solar de provável construção seiscentista, com planta em U, possuindo na ala central colunata sobreposta por varanda alpendrada, precedida por escada para o andar nobre, e integrando capela na ala direita.
Número IPA Antigo: PT011603110103
 
Registo visualizado 126 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Quinta de produção vitivinícula, com vinhedo Alvarinho. Solar de planta em U, constituído por dois corpos laterais, rectangulares, ligados por um central, recuado, com dupla varanda, coberta. Volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas. Fachadas de dois pisos, rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, e terminadas em friso e cornija, sobreposta por beirada simples. Fachada principal com panos das alas laterais rasgadas frontalmente, ao nível do segundo piso, por janela de sacada, de verga recta e com guarda de ferro; sobre os cunhais interiores, dispõe-se, em cada um dos lados, brasão de família. Lateralmente, as alas são rasgadas irregularmente por vãos rectilíneos moldurados. Na ala central surge sobreposta varanda alpendrada, com colunas assente em plintos paralelepipédicos, fechada por muro de cantaria, e terminada em arquitrave; ao centro, possui escada de um lanço, com guarda plena de cantaria, e no topo, portal de verga abatida sobre pilares, ladeado por dois outros pilares coroados por fogaréus. O INTERIOR dispõe de 15 quartos, sendo 3 suites, 7 quartos de casal e 5 quartos twin. Possui capela de planta longitudinal.

Acessos

Paderne, EN. 202, Lugar do Pêso

Protecção

Categoria: MIM - Monumento de Interesse Municipal, Aviso n.º 18789/2020, DR, 2.ª série, n.º 225, de 18 novembro 2020

Enquadramento

Rural, isolado, junto à estrada nacional. A quinta é banhada pelo rio Minho e cercada por montes, a 3 Km da vila de Melgaço.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo rural

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Época provável da construção do solar; séc. 20 - adaptação a Hotel Rural; 2019, 29 maio - em reunião ordinária, a Câmara Municipal de Melgaço delibera a abertura de procedimento de classificação, da Quinta do Reguengo, como Monumento de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos, pilastras, frisos e cornijas, escada e respectiva guarda, pináculos e outros em cantaria de granito; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Conservatória do Registo Predial de Melgaço: freguesia de Paderne, n.º 447, matriz urbana, art.º 559

Intervenção Realizada

Proprietário: 1990, final da década - obras de restauro.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login