Igreja Paroquial de Sangalhos / Igreja de São Vicente

IPA.00000264
Portugal, Aveiro, Anadia, Sangalhos
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, fachada com portal onico enquadrado por pilastras e remate com nicho, torre sineira rematada por copula piramidal, tecto de caixotões e capela-mor com abóbada semicircular pintada, retábulos de talha dourada barrocos. Segue um tipo regional do qual é talvez o exemplar mais completo.
Número IPA Antigo: PT020103090022
 
Registo visualizado 223 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por duplo rectângulo, corpo de uma só nave e capela-mor, ao qual se une, a N., campanário quadrangular na frontaria e capela lateral entre dois corpos de sacristia e anexos, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas (nave, capela-mor, capela e anexo laterais), 4 águas (sacristia) e em coruchéu piramida (torre sineira). Fachada principal flanqueada por pilastras com portal único, sendo o vão enquadrado por pilastras misuladas, dóricas, sobre pedestais; friso do entablamento decorado na vertical com canais paralelos seguidos; o remate encerra um nicho contendo pequena escultura de São Vicente enquadrado por pilastras baixas, dóricas, seguidas lateralmente por aletas e encimadas por frontão interrompido por cruz; cimalha arquitravada que vem das fachadas laterais e continua pela torre; remate em frontão triangular rasgando-se no tímpano janela rectangular enquadrada por aletas; pináculos laterais encimando as pilastras e cruz cimeira. Torre sineira com 2 registos demarcados por cornija. Fachadas laterais simples com frestas altas, estreitas, rectangulares e portal rectangular com cornija; sobre os cunhais pináculos e nas empenas cruzes. INTERIOR com coro-alto apoiado em 3 arcos sobre colunas, baptistério sob a torre contendo pia manuelina muito decorada com motivos naturalistas. Púlpito com bacia de pedra e guardas torneadas de madeira. Tecto em 5 séries de 14 caixotões com fortes divisões apenas molduradas. Arco triunfal alto com impostas e as faces tratadas em almofadas corridas. Quatro capelas com arcos do mesmo tipo sendo 2 colaterais e 2 nos flancos junto aos ombros, todas contendo retábulos de talha dourada. Capela-mor coberta com abóbada semicircular pintada com enrolamentos de acanto, representação no rótulo central da rainha-santa Isabel a dar esmola a um pobre e nas partes laterais motivos arquitectónicos a que se sobrepõem anjos-famas. Retábulo principal de talha dourada apresenta largo camarim e colunas com mísulas.

Acessos

EN 235 (Oliveira do Bairro - Anadia), em Mogofores, no entroncamento com a EN 1658.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, implanta-se em local aberto, ligeiramente mais elevado, com frontaria virada a um largo arborizado rodeado por casas de 2 pisos e limitado do lado oposto à igreja pelo muro e portão do cemitério. Logo a N. encontra-se o centro paroquial de construção recente.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Lápide colocada na parede do lado direito da capela-mor comemora a reforma desta mandada realizar pela abadessa do mosteiro de Santa Clara de Coimbra que era o padroeiro: NO ANO DE 1720 MAN/DOV FAZER ESTA CAPELA / D.LVIZA VICENCIA DA INCA/RNACí SENDO AB(ADESS)A NO / REAL / CO(N)V(EN)TO DE S(AN)TA / CLARA PERA / O Q(VE) DEV A RENDA DE HV(M) / ANNO / AO CAPITAM MANOEL DE SANTI/AGO PERA MANDAR FAZER / A DITA CAPELA SENDO VIGA/IRO DESTA IGREIA FRANC/ISCO COREA DA SYLVA.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Aveiro)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

FUNDIDOR: Joaquim Amaro (1879).

Cronologia

1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra a Diocese de Coimbra; séc. 18, 1ª metade - grande reforma da igreja; 1720 - data gravada em lápide comemorando a reforma da capela-mor mandada fazer por D. Luisa Vicencia da Encarnação, Abadessa do Convento de Santa Clara de Coimbra; 1879 - data gravada num dos sinos assinado por Joaquim Amaro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito (cantarias), telha de canudo.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - VI, Distrito de Aveiro, Zona Sul, Lisboa, 1959, p. 94; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login