Casa na Rua Serpa Pinto, n.º 134 a 136

IPA.00026374
Portugal, Santarém, Tomar, União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais
 
Edifício residencial e comercial, construído no início do séc. 20, evoluindo em dois pisos, com o piso térreo destinado ao comércio e o piso superior a habitação. Apresenta uma interessante solução no piso superior, quase totalmente rasgado por cinco vãos, constituindo uma sacada com trífora e duas janelas de peitoril, encimadas por azulejo de padrão decorativo, relevado. As guardas metálicas, o remate dos vãos em pequenas volutas e os fragmentos de frontão da platibanda apontam para pormenores Arte Nova, apresentando afinidades com a Casa Havaneza (v. IPA.00009574)
Número IPA Antigo: PT031418120089
 
Registo visualizado 66 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta retangular simples, com cobertura em telhado de duas águas, interrompida por duas trapeiras. Fachada principal virada a sul, evoluindo em dois pisos, o inferior revestido a cantaria, formando silharia fendida, e o superior rebocado e pintado de bege, com a zona sobre os remates dos vãos revestida a azulejo de padrão policromo. Remata em platibanda, que é corrida, encimando todo o perímetro do edifício, rebocada e pintada de bege, flanqueada, na face principal, por acrotérios em cantaria, encimados por falsos pináculos decorativos, com a zona central saliente e mais elevada, marcando a área da trapeira. Forma três apainelados com molduras salientes, pintadas de branco, o central encimado por dois fragmentos de frontão invertido, concheados. O piso inferior está rasgado por três vãos, o central em arco abatido e fecho saliente rematado por acantos, ladeado por dois de volta perfeita, todos envolvidos, superiormente, por frisos de cantaria em meia cana, interrompendo-se inferiormente por volutas e pendentes; o vão central corresponde à porta de acesso à loja, tendo à esquerda uma montra e, à direita, o portal de acesso às escadas para os pisos superiores. O piso superior possui janela de sacada central, com bacia em cantaria, facetada, assente em quatro consolas e com guarda metálica, formando elementos retilíneos que centram decoração de volutas; para ela, abre trífora, com três vãos de volta perfeita, o central de maiores dimensões. A sacada é ladeada por duas janelas de peitoril, assentes em cornija e peito ostentando guarda em ferro com decoração volutada. Os vãos são corridos por molduras salientes e friso. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR com estreito vestíbulo, protegido por porta de madeira, de acesso às escadas, de madeira. Paredes rebocadas e pintadas de bege, com teto plano pintado de branco e pavimento em ladrilho cerâmico.

Acessos

Tomar, Rua Serpa Pinto, n.º 134 a 136. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,604099; long.: -8,414238

Protecção

Abrangido pela Zona Especial de Proteção da Igreja Paroquial de São João Baptista de Tomar / Igreja de São João Baptista (v. IPA.00006538)

Enquadramento

Urbano, adossado a edifícios de cérceas diferentes, o da direita mais baixo e o oposto mais elevado, mas ambos mais antigos, datáveis dos séculos 16 e 17, apesar de apresentarem remodelações recentes; ambos têm ocupação comercial, um deles constituindo uma residencial. Está integrado na malha urbana, em amplo quarteirão, de lotes regularizados, no Centro Histórico (v. IPA.00006271). Abre para a antiga Rua da Corredoura, uma das principais artérias de Tomar, atualmente fechadas ao trânsito e pavimentada a calçada. Nas imediações, situam-se o Edifício do Club Thomarense / Edifício do Café Paraíso (v. IPA.00024212), o Edifício na Rua Serpa Pinto, n.º 150 a 156 (v. IPA.00036130) e a Igreja Paroquial de São João Baptista de Tomar / Igreja de São João Baptista (v. IPA.00006538).

Descrição Complementar

FACHADA PRINCIPAL com azulejo relevado, com fundo verde e decoração floral em manganês.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

CONSTRUTOR: João Vicente Martinho (atr., séc. 20).

Cronologia

Séc. 20, início - construção do edifício, podendo ser obra do construtor João Vicente Martinho, dadas as suas semelhanças com edifícios por ele construídos; séc. 21 - obras de remodelação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de tijolo, rebocada e pintada; modinaturas, bacia e revestimento do primeiro piso em cantaria de calcário; revestimento de azulejo tradicional; guardas em ferro; montras em metal e vidro; portas e escadas em madeira; caixilharias em alumínio lacado, com vidro simples e portadas de madeira interiores; coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 21 - tratamento de rebocos e pinturas; colocação de novas caixilharias; limpeza dos ferros das guardas; revisão das coberturas; tratamento das madeiras das portas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2019

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login