Casa na Rua Egas Moniz, n.º 113 / Casa da Rua Nova

IPA.00002628
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa de construção medieval, de lote estreito, com piso térreo em alvenaria de granito e os superiores em taipa de rodízio, com fachada principal rebocada e pintada de branco e remate em beiral bastante avançado. O piso térreo é rasgado por duas portas que correspondiam à entrada na casa e à zona comercial. Os pisos superiores, apresentam vãos simétricos, em cada piso, com janela de sacada ao centro, ladeada por duas janelas rectangulares estreitas, com molduras em madeira, relevadas com elementos florais. Edifício de ressalto, do séc. 14, com adaptações posteriores no séc. 17 e 19, cuja estrutura do lote medieval, se adaptou ao modelo seiscentista aplicado nas fachadas e altura dos edifícios. As obras de recuperação mais recentes pautaram-se pela consolidação estrutural, mantendo as alterações interiores do séc. 19, e pela utilização de materiais, técnicas tradicionais e utilização de mão-de-obra local, no sentido de obter uma unidade construtiva, de carácter exemplar, constituindo um acto pedagógico e um incentivo para a reabilitação do centro histórico de Guimarães.
Número IPA Antigo: PT010308340040
 
Registo visualizado 383 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular de desenvolvimento longitudinal, com logradouro na fachada posterior. Massa simples de volume vertical, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas de três pisos, com o térreo em alvenaria de granito e os superiores em taipa de rodízio, com os paramentos rebocados e pintados de branco, na fachada principal e remate em beiral bastante saliente. Fachada principal, virada a NO., definida por diferentes ressaltos que correspondem aos três pisos. No piso térreo abrem-se duas portas, de diferentes dimensões, separadas por ombreira central, de granito. Os dois pisos superiores apresentam vãos de composição simétrica, semelhantes, com molduras de madeira salientes, decorados com elementos populares, e remates em cornijas; janela de sacada central, com guarda em balaústres grossos de madeira, ladeada por duas janelas com ombreiras que se prolongam-se até ao friso do ressalto, que define os pisos. Entre as janelas surgem duas mísulas em madeira. Remate em beiral bastante saliente, revestido a madeira. Na fachada posterior, abre-se, porta e postigo no piso térreo e duas janelas de sacada, em cada piso. INTERIOR, com correspondência ao exterior, de três pisos, com espaços bastante simples, de pequena dimensão, divididos centralmente pelas escadas de tiro.

Acessos

Oliveira do Castelo, Rua Egas Moniz, n.º 113

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, I Série, nº 210 de 12 Agosto 1978 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, formando frente de rua, adossado a outras construções numa rua estreita, numa rua paralela à muralha da cidade. Integrado na malha urbana do centro histórico, junto da Muralha (v. PT010308340016).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Política e administrativa: departamento municipal

Propriedade

Pública: Municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 14 / 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Fernando Távora (1985/1987)

Cronologia

Séc. 14 - provável construção do edifício; 1985 - prémio Europa Nostra; 1994 - a CMG formaliza a candidatura de Guimarães a Património Mundial; 2001, 13 Dezembro - o centro histórico de Guimarães é classificado Património Mundial pela UNESCO.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura do piso térreo em alvenaria de granito, estrutura dos pisos superiores em taipa de rodízio com os paramentos rebocados e pintados; portas, janelas, molduras de vãos, mísulas, balaústres, beirado, portadas das janelas, pavimentos, tectos e outros elementos estruturais em madeira; vidros simples; cobertura exterior em telha.

Bibliografia

Guimarães Cidade Património Mundial Um Objectivo Estratégico, Gabinete Municipal de Guimarães, Gabinete Técnico Local, 1980; www.ippar.pt, 17 Março 2009.

Documentação Gráfica

CMG

Documentação Fotográfica

DGPC: SIPA; CMG

Documentação Administrativa

CMG

Intervenção Realizada

Séc. 17 - obras de reconstrução do edifício; séc. 19 - obras no interior do edifício; 1985/1987 - obras de reabilitação: consolidação estrutural, reconstrução da fachada posterior, remodelação dos espaços interiores, colocação de instalações sanitárias.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login