Edifício na Rua Marquês de Fronteira, n.º 171

IPA.00026226
Portugal, Lisboa, Lisboa, Campolide
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial construído no séc. 20.
Número IPA Antigo: PT031106101315
 
Registo visualizado 1246 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

Edifício de planta rectangular e volumetria paralelepipédica. Revestido a reboco branco e rosa velho tem embasamento ao nível do 1º piso. Fachada principal orientada a N., composta por 6 pisos sendo o 1º de uso comercial e os restantes habitacionais. 1º piso com acesso a garagem duplo e ao centro duas portas de alumínio de acesso ao interior. Restantes pisos compostos por dois panos semelhantes separados por pano destacado composto por pilastras que enquadram fileira tripla de pequenos vãos. Nos panos laterais, que se apresentam simétricos, no extremo varandas com janela de sacada dupla por piso, e ao centro marquise fechada com quadrícula de betão permitindo a circulação de ar para o interior e junto ao pano central, janela de peitoril. A remate, balaustrada de alumínio. Alçado Posterior: Garagem ao nível do 1º piso tendo portão de amplas dimensões ao centro; 2º ao 6º piso 6 varandas em quadrícula servindo vão com porta e janela de peitoril. Na cobertura, caixa de elevador e a remate balaustrada de alumínio. No 2º piso, terraço a servir cada um dos fogos do piso dado as garagens serem avançadas. INTERIOR: Escadas e caixa de dois elevadores ao centro do edifício, junto a fachada principal. Zona de serviços situado na zona frontal do edifício situando-se as salas e zonas comuns a tardoz. Apartamento da porteira situado no 2º piso.

Acessos

Rua Marquês de Fronteira, n.º 171

Protecção

Enquadramento

Urbano, adossado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: David Lopes; João Guilherme Faria da Costa; ENGENHEIRO: Nuno Leitão Abrantes; Mário Duarte Barreiros (1989); Luís Miguel Araújo Pereira (1992).

Cronologia

1956 - data da construção; são proprietários Carlos Francisco Pereira e Alfredo Nunes Duarte; 1957 - introdução da cobertura a 2 águas perante recusa da CML da colocação de habitação da porteira em zona recuada na coberutra como planificado no projecto original sendo esta colocada no 1º piso; 1959 - instalação da Garagem Auto-Grapol no 1º piso; 1962 - mudança de proprietário.

Dados Técnicos

Materiais

Betão armado, madeira, alumínio lacado, vidro

Bibliografia

A urbanização de Lisboa, o sítio de Alvalade, Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 1948; ACCIAIUOLLI, Margarida - Os anos 40 em Portugal, o País, o Regime e as Artes, Celebração e Restauração, Doutoramento, UNL, 1991; AGAREZ, Ricardo Costa - O Moderno Revisitado: Habitação Multifamiliar em Lisboa nos Anos de 1950. Lisboa: Câmara Municipal de Lisboa, 2009; COSTA, J. P. - Bairro de Alvalade: considerações sobre o Urbanismo habitacional, tese de Mestrado, FAUTL, 1997; JANARRA, Pedro, A política urbanística e da Habitação social no Estado Novo:o caso do Bairro de Alvalade de Lisboa- entre o projecto e o concretizado, Mestrado, ISCTE, 1994; FERNANDES, José Manuel, Jornal Expresso, 22 Abril 2006, Lisboa; FERREIRA, Vítor Matias, Uma nova ordem urbana para a Capital do Império, 1938-1948 in O Estado Novo, das origens ao fim da autarcia, 1926-1951, Edições Fragmentos; Lisboa, 1988; LOBATO, Luís Guimarães, A experiência de Alvalade” in Revista Técnica, revista de engenharia dos alunos do IST, Lisboa, 209-210, Fevereiro-Março 1951

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa NP30 Pt123; CML: Proc. n.º31660

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/Arquivo Pessoal de João Guilherme Faria da Costa NP30 Pt123; CML: Proc. n.º31660

Intervenção Realizada

1962- obras de conservação; 1967- obras de beneficiação; substituição de reservatórios de combustíveis e alterações na garagem; 1992- alterações

Observações

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2007

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login