Chafariz do Cacém

IPA.00026209
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias do Cacém e São Marcos
 
Arquitectura infraestrutural, neoclássica. Chafariz de água perene, com planta quadrangular, com os ângulos curvos e bordo boleado, possuindo pilar central da ordem toscana, rematado por urna. Nas faces laterais, as bicas.
Número IPA Antigo: PT031111190274
 
Registo visualizado 49 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Chafariz com tanque de planta quadrangular, com os ângulos curvos, dinamizando a estrutura, de perfil galbado e bordo boleado. Ao centro, pilar de ângulos chanfrados e base curva, assente em plinto paralelepipédico, de capitel simples, antecedido por anel, rematando em elemento piramidal que sustenta uma urna. Em duas das faces, as laterais, surgem duas bicas em ferro forjado pintado de preto. A face principal apresenta duas falsas lápides pintadas, com os ângulos curvos, a superior com a inscrição "REINADO DA SENHORA D. MARIA II" e a inferior com a inscrição: "OBRAS PUBLICAS 1849 Sendo Ministro do Reino o Marchal do Exercito Duque de Saldanha e Inspector Barão da Luz."

Acessos

Estrada de Paço de Arcos. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,769654; long.: -9,305918

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro do aglomerado urbano da freguesia do Cacém, na zona mais elevada da povoação. Está implantado no centro de um pequeno largo, numa encruzilhada de vias, pavimentadas a alcatrão, numa zona ampla de passeio público, pavimentado a calçada de calcário, protegido por protectores anti-estacionamento metálicos. Junto à estrutura, surgem dois edifícios com algum interesse patrimonial, como o que lhe serve de enquadramento, de planta rectangular e cobertura a quatro águas, evoluindo em dois pisos, com as fachadas flanqueadas por cunhais de cantaria e rasgado, regularmente por vãos rectilíneos, com molduras simples de cantaria, destacando-se, no piso superior, uma janela de sacada, com bacia de cantaria e guarda metálica. No lado esquerdo e recentemente demolido, no âmbito do programa POLIS, erguia-se um interessante edifício, de planta rectangular, com o lado esquerdo facetado, adaptando-se à forma da via pública, com cobertura a duas águas, evoluindo em dois pisos, com remate em cornija e beirada simples. Possuía vãos rectilíneos, com molduras de cantaria, surgindo, nas janelas do segundo piso, o pano de peito revestido a azulejo de figura avulsa, rodeado por moldura recortada. No lado direito, erguia-se um cunhal almofadado, dando um ar rusticado, com um terraço alpendrado, com guarda em cantaria balaustrada, para onde abrem duas portas de verga recta, na base do qual surgem dois vãos, encimados por azulejo de figura avulsa e beirada de telha. Surgem, ainda, outros edifícios com algum interesse patrimonial e histórico, como o do lado esquerdo, com um carácter revivalista, recorrendo ao vãos em arco apontado, e, no lado direito, o do Atlético Club do Cacém.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1849 - construção do chafariz por ordem das Obras Públicas; Séc. 20, década de 50 - o chafariz do Cacém foi transferido do Cacém de Cima para o Largo de Agualva, onde ficou pouco tempo; década de 60 - colocado no largo onde se encontra actualmente.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário; bicas em ferro forjado.

Bibliografia

SOUSA, Ana Macedo e, MASCARENHAS, Teresa, Agualva-Cacém e a sua história, Agualva-Cacém, Junta de Freguesia de Agualva-Cacém, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20, final - limpeza e consolidação da estrutura.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2007 / 2008

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login